Direitos

PIS 2022: trabalhadores ainda podem sacar o benefício; veja como

São José dos Campos-SP, 8 de novembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Os trabalhadores ainda podem sacar o benefício do PIS 2022, mesmo quem ainda não tenha sacado dentro do prazo previsto. Inicialmente, o prazo inicial era entre fevereiro e março.

Contudo, ainda é possível ao trabalhador da iniciativa privada sacar o PIS 2022 até o dia 29 de dezembro. Isso segundo os dados divulgados pelo governo federal. Logo, quem ainda não fez, pode fazer ainda este ano.

Então, o PIS (Programa de Integração Social) poderá pagar um valor até mesmo inesperado para muitos neste final de ano. Desse modo servirá como um reforço de caixa. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Quem tem direito ao PIS 2022?

Primeiramente, é importante lembrar que apenas trabalhadores da iniciativa privada terão direito ao PIS 2022. Isso porque os trabalhadores do setor público recebem outro abono, no caso, o Pasep.

Segundo uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, no dia 18 de outubro de 2022 e assinada pelo jornalista Felipe Nunes, mais de 107 mil pessoas que trabalham com carteira assinada podem retirar o PIS 2022 até o final do ano.

PIS 2022: trabalhadores ainda podem sacar o benefício; veja como
PIS 2022: trabalhadores ainda podem sacar o benefício; veja como

De acordo com o regulamento do programa, só tem direito ao benefício o trabalhador que ganha até dois salários mínimos, ou seja, cerca de R$ 2.424 pelos valores atuais. Além disso, tem que possuir cadastro no PIS há pelo menos cinco anos.

Outra exigência é ter trabalhado ao menos 30 dias com registro em carteira durante o ano-base para o cálculo. No caso, isso se refere ao ano de 2020. No entanto, muitos trabalhadores nem sabem que têm esse direito e deixam de sacar um dinheiro que pode ser importante para reforçar a renda familiar no final de ano.

Como consultar?

Agora, se tiver dúvidas se tem ou não direito a receber o PIS 2022, uma das possibilidades é consultar a sua carteira de trabalho digital, que podemos baixar pelo aplicativo no telefone celular. Caso não tenha essa carteira, também pode ligar para o telefone 158 e informar o seu CPF e, se possível, também o próprio número do PIS.

Outra possibilidade de consulta é por um telefone disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Neste caso, é o número 0800 726 0207, ou seja, há muitas possibilidades de consultar e ficar por dentro sobre o direito de receber ou não o PIS 2022.

Tabela de pagamentos do PIS 2022

Por fim, existe uma tabela divulgada pelo governo federal, que permite consultar os dados do PIS 2022. Assim, confira abaixo a tabela com os meses de referência, de acordo com o mês de nascimento da pessoa:

  • Janeiro – 8 de fevereiro
  • Fevereiro – 10 de fevereiro
  • Março – 15 de fevereiro
  • Abril – 17 de fevereiro
  • Maio – 22 de fevereiro
  • Junho – 24 de fevereiro
  • Julho – 15 de março
  • Agosto – 17 de março
  • Setembro – 22 de março
  • Outubro – 24 de março
  • Novembro – 29 de março
  • Dezembro – 31 de março

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo