Notícias

Eleições: Bolsonaro com 50,3% e Lula com 49,7% estão tecnicamente empatados no 2º turno, diz Modal Mais/Futura

São José dos Campos-SP, 28 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Jair Bolsonaro (PL) tem 50,3% das intenções de votos contra 49,7% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para presidente da República. A pesquisa Modal Mais/Futura divulgou os dados na tarde desta sexta-feira (28) e esses números consideram apenas os votos válidos.

Então, como a margem de erros é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. O segundo turno das eleições presidenciais acontece neste domingo, das 8h às 17h, por todo o país.

Assim, a disputa acontece 28 dias após o primeiro turno, quando os dois primeiros colocados foram definidos para este momento das eleições. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Mais números das eleições

Segundo a pesquisa Modal Mais/Futura, considerando os votos totais, Bolsonaro tem 47,2% dos votos, contra 46,6% de Lula. Além disso, outros 2,4% não sabem em quem vão votar ou não responderam ao questionamento. Enquanto isso, outros 3,7% disseram que vão votar em nulo ou branco.

Contudo, vale lembrar que, para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que vale na hora da contagem final do resultado das eleições são os votos válidos, já excluindo os nulos e branco. No entanto, nas duas situações, há empate técnico entre os candidatos.

Eleições: Bolsonaro com 50,3% e Lula com 49,7% estão tecnicamente empatados no 2º turno, diz Modal Mais/Futura. Foto: Canva
Eleições: Bolsonaro com 50,3% e Lula com 49,7% estão tecnicamente empatados no 2º turno, diz Modal Mais/Futura. Foto: Canva

De acordo com a pesquisa Modal Mais/Futura, foram ouvidos 2.000 eleitores acima dos 16 anos entre os dias 24 de outubro e 26 de outubro. No entanto, todos os questionários foram enviados por telefone.

Ainda segundo o instituto, a pesquisa tem grau de confiança de 95%. Assim, a cada 100 pesquisas feitas, 95 possuem um resultado assertivo durante os levantamos que são realizados pela equipe.

Prioridades do governo

Ainda na mesma pesquisa, a Modal Mais/Futura perguntou aos mesmos eleitores sobre quais devem ser as prioridades do governo para o próximo mandato. Desta maneira, 22,7% disseram que combater a fome precisa estar em primeiro lugar após as eleições.

Em seguida, a educação pública, com 16,6%, é o segundo item que os eleitores mais citaram na pesquisa. Além disso, o instituto também perguntou sobre o grau de satisfação com o atual governo antes das eleições.

Então, 42,3% disseram que o governo atual é ótimo ou bom. Além disso, outros 22,8% disseram que é apenas regular, enquanto 32,7% consideram como ruim ou péssimo. Enquanto isso, outros 2,2% não sabem ou não responderam ao levantamento.

Por fim, quem vencer as eleições no próximo domingo vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2023. Neste caso, o próximo presidente da República ainda vai poder ficar quatro anos no poder, até 2026. Se for o primeiro mandato dele, ainda poderá concorrer à reeleição, de acordo com o que está previsto na Constituição Federal.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo