Warning: file_get_contents(../static/_jsonfiles/blogs/ultimos-blogs-.json) [function.file-get-contents]: failed to open stream: No such file or directory in /u/htdocs/webpoint/diariosp/public_html/templates/interna-noticia.php on line 49
Trio de Receitas da Semana | Diário de S. Paulo

18/12/2011 08:00

Trio de Receitas da Semana


/


PERU DE NATAL
 
INGREDIENTES

Marinada externa:
3,8 litros de caldo de legumes quente (4 tabletes de caldo de legumes dissolvidos em 3,8 litros de água)
1 xícara de sal
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
1 ½ colher (chá) de pimenta da Jamaica
1 ½ colher (chá) de gengibre com casca e picado
3,8 litros de água muito gelada
1 peru (aproximadamente 4 ½ kg)

Marinada interna de ervas:
1 maçã vermelha com casca e picada
½ cebola picada
1 colher (chá) de canela em pó (ou 1 pedaço de canela em pau)
1 xícara de água
4 raminhos de alecrim
6 folhas de sálvia
50g de manteiga (para dourar o peru)

MODO DE PREPARO

Marinada externa:
Numa panela, grande e funda, coloque 3,8 litros de caldo de legumes, sal, açúcar mascavo, pimenta-do-reino, pimenta da Jamaica em pó, gengibre com casca picado e misture bem. Adicione 3,8 litros de água muito gelada e misture. Coloque o peru com o peito para baixo dentro desta marinada e leve para a geladeira. Depois de 4 horas, vire o peru colocando o peito para cima. OBS: O peru tem de estar completamente imerso na marinada. Depois, retire o peru da marinada e lave bem por dentro e por fora em água corrente. Com um pano de prato, seque bem o peru. Reserve.
Marinada interna de ervas: numa panela, coloque a maçã vermelha com casca picada, cebola picada, canela em pó (ou 1 pedaço de pau de canela) e a água. Misture e leve ao fogo médio somente para esquentar o molho (não deixe ferver). Retire do fogo. Para montar, coloque o peru numa assadeira e passe a marinada interna debaixo das asas, nas coxas e na cavidade do peru junto com 4 raminhos de alecrim e 6 folhas de sálvia. Com 5 palitos de churrasco, prenda as asas junto ao peito e feche a cavidade. Besunte bem o peru com 50g de manteiga, massageando-o para que ele fique bem molhado e macio.


BOMBOCADO SALGADO

INGREDIENTES

500g de carne moída refogada
1 xícara de brócolis picado
4 ovos
2 xícaras de leite
100g de manteiga derretida
4 colheres (sopa) de fubá
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
50g de queijo parmesão ralado
1 lata de milho escorrida
sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Misture a carne moída refogada e os brócolis picados. Reserve. Coloque num liquidificador os ovos, o leite, a manteiga derretida, o fubá, a farinha de trigo, o queijo parmesão ralado, milho (escorrido), sal a gosto e bata por 1 minuto. Numa assadeira retangular (35 cm por 25 cm), untada com manteiga, espalhe a mistura de carne moída e brócolis, despeje o creme de milho batido  e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por aproximados 45 minutos. Retire do forno e sirva.


BISCOITÃO DE BOLO

INGREDIENTES

Biscoito:
150g de farinha de trigo
100g de creme de arroz
½ colher (chá) de sal
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
90g de açúcar
1 ovo batido

Bolo:
100g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) de leite
85g de manteiga
85g de açúcar
85g de nozes moídas
20g de farinha de trigo
3 ovos (separe as claras das gemas)
1 ½ colher (sopa) de água quente


MODO DE PREPARO

BISCOITO: Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o creme de arroz e o sal, misture e reserve. Coloque numa batedeira a manteiga, o açúcar e bata até formar uma mistura cremosa. Adicione o ovo batido e em seguida junte aos poucos a mistura de farinha (reservada acima) e bata até formar uma massa homogênea. Envolva essa massa em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. BOLO: Coloque o chocolate meio amargo numa panela em banho-maria, o leite e misture até derreter o chocolate. Transfira o chocolate para uma tigela e adicione manteiga, açúcar, nozes moídas, farinha de trigo, gemas, água quente e bata até obter uma massa homogênea. Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente. MONTAGEM: Divida a massa que estava na geladeira em 2 porções. Coloque cada porção entre 2 sacos plásticos e abra com rolo formando um disco de 23 cm de diâmetro cada. Numa assadeira, coloque um disco de massa por cima o bolo de chocolate e cubra com o outro disco de massa. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.




Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS