Alerta

Fies: saiba como se inscrever neste programa de financiamento universitário

Se você está buscando informações sobre como se inscrever no Fies, chegou ao lugar certo. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, o estudante pode pagar até 50% do valor da mensalidade durante o curso e o restante após a formação, com uma taxa de juros de apenas 3,4% ao ano. Para se inscrever, é necessário cumprir alguns requisitos e seguir algumas etapas.

Requisitos para se inscrever no Fies

Antes de se inscrever no Fies, é preciso atender a alguns requisitos. O primeiro deles é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido uma média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Além disso, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Passo a passo para se inscrever no Fies
O processo de inscrição no Fies é feito exclusivamente pela internet, por meio do sistema do programa, o SisFies. Para se inscrever, o candidato precisa acessar o site do Fies e seguir os seguintes passos:

Passo 1: Cadastro no SisFies
O primeiro passo é realizar o cadastro no SisFies. Para isso, o candidato deve acessar o site do programa e clicar no botão “Primeiro acesso”. Em seguida, é necessário informar os dados pessoais, como CPF, data de nascimento e endereço de e-mail, e criar uma senha de acesso.

Passo 2: Inscrição no Fies
Com o cadastro feito, o candidato deve fazer sua inscrição no Fies. Para isso, é preciso informar os dados acadêmicos, como curso, turno, instituição de ensino e semestre de início, além de escolher a modalidade de financiamento desejada. O Fies oferece duas modalidades: a primeira é destinada a estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, sem cobrança de juros; já a segunda é destinada a estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até cinco salários mínimos, com juros de 3% ao ano.

Passo 3: Validação das informações
Depois de fazer a inscrição, o candidato deve validar as informações prestadas. Para isso, é preciso comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem a renda e a situação acadêmica.

Passo 4: Contratação do financiamento
Por fim, após a validação das informações, o candidato deve efetuar a contratação do financiamento, por meio do próprio SisFies. É importante ficar atento aos prazos e às condições do financiamento.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo