Notícias

Casos de abandono de animais em todo o Brasil: Mato Grosso registra o mais alto índice de abandono na história; saiba detalhes

Nova Mutum, 16 de julho de 2022, por Camila Vicente – Neste sábado, falaremos sobre o alto índice de abandono de animais. Aliás, trataremos sobre o fato de ter triplicado durante a pandemia Covid-19.

Conforme apurado pelo Diario Sp, cerca de 30 milhões de animais são abandonados em todo o Brasil. A saber, somente na capital do estado de Mato Grosso, o registro é de mais de 14 mil animais em situação de rua.

Casos de abandono de animais no Brasil

Cabe demonstrar o caso que aconteceu em Recife, onde uma mulher para o carro e joga um cachorro de dentro do veículo. Nesta situação, uma pessoa que passou de moto, filmando todo o ocorrido. Na cena, o cachorro persegue sua dona cerca de 2 km até a residência.

Outro caso parecido é o de Curitiba. O cachorro é deixado para trás, perseguindo o carro por quilômetros. Ademais, a pessoa que filmou todo o ocorrido informou a polícia que localizou o dono e encaminhou para a delegacia.

Ainda em Curitiba, um motoqueiro amarrou um cachorro em uma lixeira debaixo de chuva e foi embora às pressas. Informações apontam que o animal passou a noite no relento até que alguém, pela manhã, efetuou o resgate e adoção.

Também no Paraná, na cidade de Cascavel, uma passageira em um fusca branco, jogou o cachorro de dentro do veículo em uma estrada sem movimentação e foi embora. A saber,  o animal tentou acompanhar o veículo, mas não conseguiu. Posteriormente, um homem localizou o animal e o resgatou. Cabe informar que o dono do veículo foi identificado e está sendo processado por maus tratos.

No município de São José dos Pinhais, também no Paraná, uma mulher foi flagrada deixando uma cachorra na calçada. Ao ir embora, o animal ficou desorientado e perdido. Logo após o abandono, outra pessoa localizou o animal e o adotou. A mulher responsável pelo crime está sendo processada.

Abandono de animais no estado de Mato Grosso

Dados apontam que as denúncias na capital do estado são de 14 mil animais abandonados no ano passado, e os registros de abandono somam-se mais de 90. Ou seja, fazendo um comparativo com os anos anteriores, este dado é atualmente triplicado.

Cabe salientar que as informações na capital envolvem tanto cães quanto gatos. Os principais registros são de pessoas que são tutoras e alegaram estar em situação atual de desemprego.

Uma mulher em Cuiabá, ao ser descoberta no momento do abandono, “justificou” o fato afirmando que o dono do animal era seu pai. Este veio a falecer, e que por consequência, não haveria ninguém para cuidar do bichinho.

Aumento do número de abandono durante a pandemia

Outrossim, com os dados de desemprego e crise econômica trazidos pela pandemia, demonstra-se que esse é um reflexo nos recorrentes abandonos. Assim, muitas pessoas que praticam ou já praticaram o “descarte” de animais de estimação, tentam justificar suas ações principalmente alegando estar sem emprego à meses, não tendo, dessa forma, a possibilidade de manutenção da vida do animal.

Camila Vicente

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo