Dinheiro

IR: 5º lote da restituição do Imposto de Renda liberado em setembro; saiba o que fazer se não receber

São José dos Campos-SP, 19 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O 5º lote da restituição do IR (Imposto de Renda), será liberado para consulta a partir próxima sexta-feira (23), segundo a Receita Federal. Assim, será o último lote disponibilizado neste ano.

Desta maneira, quem ainda não recebe, deverá receber a restituição do IR ainda nesta semana. Caso contrário, é porque caiu na malha fina e vai precisar fazer uma retificação para receber o valor de volta.

Além disso, segundo a Receita Federal, o valor para quem não caiu na malha final será disponibilizado na conta até o dia 30 de setembro, ou seja, a outra sexta-feira. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Quanto tempo demora para receber a restituição do imposto de renda?

Atualmente, a Receita Federal tem cinco lotes de restituição de imposto de renda para os trabalhadores não-isentos. Neste caso, quanto mais cedo declarar o imposto, mais cedo vai receber a restituição.

Desta maneira, assim que o governo liberar a data para entrega, já tenha em mãos todos os documentos necessários e faça essa declaração de forma online. Além disso, pode aproveitar os dados do ano anterior para complementar o preenchimento, tornando mais fácil.

Normalmente, pessoas idosas têm preferência na hora de receber os valores, pagos em datas pré-estabelecidas pela Receita Federal. Inclusive, em 2022, a Receita antecipou um pouco o prazo do pagamento do último lote. Tanto é que, em anos anteriores, isso acontecia apenas em outubro.

Reportagem publicada pelo portal de notícias UOL, nesta segunda-feira (19), e assinada pela jornalista Giuliana Saringer, fala um pouco mais sobre a restituição em setembro.

IR: 5º lote da restituição do Imposto de Renda liberado nesta semana; saiba o que fazer se não receber
IR: 5º lote da restituição do Imposto de Renda liberado nesta semana; saiba o que fazer se não receber

Qual o valor mínimo para declarar imposto de renda

De acordo com a regra atual, quem tem ganhos de R$28.559,70 em diante, é obrigado a declarar o imposto de renda. Caso contrário, vai receber multa da Receita Federal. Além disso, declarar tem a vantagem de pegar de volta algum valor que ficou retido na fonte no ano anterior.

No entanto, esse valor muda do dia em que entregou a declaração até o dia em que recebeu. Isso porque, durante este tempo, a Receita faz a correção dos juros, atualizado os valores para as pessoas.

Além disso, o total da restituição ou até mesmo do pagamento do imposto, vai depender muito de quantos bens a pessoa possui e até mesmo quantas fontes pagadoras.

O que acontece se cair na malha fina?

Caso o contribuinte caia na malha fina e não receba o valor até o quinto lote, poderá fazer uma declaração retificadora. Contudo, logo após declarar o imposto, já é possível acompanhar o andamento do procedimento pelo site do CAC.

Então, se tiver alguma irregularidade, já vai saber antes e poderá até fazer a declaração retificadora. Ainda assim, só terá o recebimento do valor da restituição mais para frente, depois do quinto lote do IR (Imposto de Renda).

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo