Dinheiro

Cartão de crédito: o que todo mundo gostaria de saber sobre como transformá-lo em aliado

São José dos Campos-SP, 27 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O cartão de crédito é uma forma de pagamento que se tornou muito comum nos últimos ainda. Ainda mais agora com os bancos digitais, onde não se cobra taxa de anuidade, ficou ainda mais fácil.

Porém, esse incremento muito importante para as pessoas muitas vezes também se torna uma armadilha, principalmente se não souber usar. Por isso, algumas dicas são essenciais para evitar problemas futuros.

Além disso, vale lembrar que a taxa de juros do cartão de crédito, quando não se paga em dia, é uma das mais altas do mercado. Então, o blog Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Como usar o cartão de crédito como aliado?

Primeiramente, o cartão de crédito é um aditivo que, se usarmos com racionalidade, se torna um grande parceiro. No entanto, devemos nos atentar ao prazo de vencimento dele desde o início.

Desse modo, o cenário ideal é programar para vencer de dois a cinco dias após o dia do seu pagamento. Assim, poderá ter um fôlego para pagar sempre em dia. Além disso, aquela compra do mês que ficou um pouco mais pesada, também pode ser paga no cartão, desde que seja à vista.

Assim, terá um mês a mais para pagar e, mesmo que não esteja apertado, poderá usar esse recurso. E o dinheiro que usaria para a compra, dá para ampliar em uma poupança, por exemplo, e render uns trocados.

Cartão de crédito: o que todo mundo gostaria de saber sobre como transformá-lo em aliado. Foto: Canva
Cartão de crédito: o que todo mundo gostaria de saber sobre como transformá-lo em aliado. Foto: Canva

Outra facilidade do cartão de crédito é poder parcelar compras sem juros em mais vezes do que em boleto. Inclusive, muitas vezes é possível comprar algo caro em dez vezes ou até 24 vezes.

Contudo, também devemos nos atentar com as parcelas e não se empolgar. Isso porque muitas parcelas de cartão podem se acumular e pesar no bolso. Por fim, o cartão de crédito, se tiver bandeira internacional, pode ser importante para fazer uma viagem mais tranquila, sem precisar andar com tanto dinheiro.

Quais são as armadilhas do cartão de crédito?

Agora, temos que tomar cuidado com as armadilhas do cartão de crédito e uma delas é o pagamento mínimo da fatura. Então, como os juros são altos, se fizer isso, no mês seguinte o valor será maior

Outra coisa é deixar para pagar depois, alguns dias após o vencimento. Apenas nisso, os juros já vão ficar altos. Portanto, sempre pague o cartão de crédito rigorosamente em dia e não tenha o limite dele como uma segunda renda.

Depois, também evite cair na velha armadilha das milhas de viagens. Isso porque as operadoras de cartão oferecem esse ‘brinde’ justamente como uma forma de te fazer gastar mais.

Quantos cartões de crédito uma pessoa deve ter?

Por fim, o ideal é ter apenas um cartão de crédito. Desta maneira, poderá controlar os seus gastos e evitar empolgação. Assim, vai evitar que esse importante aliado nas compras se torne uma grade dor de cabeça no futuro.

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo