Notícias

Copa do Mundo: como fica o funcionamento do INSS e Bancos?

Belo Horizonte, terça-feira, 22 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionarão em diferentes fusos horários durante os meses de novembro e dezembro. Pelo menos nos dias de jogos do Brasil pela Copa do Mundo do Catar, foi confirmada a alteração do horário de atendimento ao público.

As agências podem abrir mais tarde ou até mesmo não abrir dependendo do horário da partida da Copa do Mundo do Brasil para que os funcionários possam acompanhar as partidas da Copa do Mundo. Para maiores detalhes confira esta matéria preparada pelo nosso Blog.

Como fica o funcionamento das agências?

  • Jogos às 12h: agências fechadas;
  • Jogos às 13h: atendimento até 11h (horário de Brasília);
  • Jogos às 16h: atendimento até 14h (horário de Brasília).

Inicialmente, na próxima sexta-feira, 24 de novembro, às 16h, o Brasil estreia na Copa do Mundo contra a seleção da Sérvia. As agências do INSS só funcionam hoje até as 14 horas. Sendo assim, é importante lembrar que as três primeiras partidas do Brasil no Mundial do Catar estão marcadas para acontecer em dias favoráveis. Com base nisso, é possível afirmar que o horário especial do INSS ocorrerá, no mínimo, ao longo dos próximos três dias.

Entretanto, mesmo que a Seleção ainda não esteja oficialmente classificada, ainda é impossível prever os horários e datas dos jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar para as próximas fases. De qualquer forma, é importante lembrar que o INSS fará novos ajustes em seu horário de atendimento caso a equipe seja classificada.

Como fica o atendimento remoto do INSS na Copa do Mundo?

O INSS também explicou que haverá mudanças em seu atendimento remoto nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo da FIFA, 30 minutos antes de cada partida da Seleção, o atendimento humano da Central Telefônica 135 deve ser suspenso. Sempre 30 minutos após o jogo do time, o funcionamento volta ao normal.

De qualquer forma, mesmo durante esse período, a Central continuará funcionando normalmente por meio de seu sistema eletrônico. Com isso, a prefeitura pode entrar em contato com o assaltante mesmo durante o jogo, caso precise resolver algum problema.

No entanto, a situação muda quando ele precisa falar com um humano. Nessa situação, é necessário aguardar até 30 minutos após o jogo para entrar em contato com o atendimento ao cliente no telefone 135. Mesmo durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil, O Portal Meu INSS continua funcionando normalmente. Sendo assim, através deste sistema de atendimento é possível solicitar benefícios, emitir extratos, cumprir requisitos e agendar atendimentos presenciais.

Funcionamento dos bancos durante a Copa do Mundo

As agências do INSS não devem ser as únicas com horário especial nesta Copa. A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) também já havia declarado que um sistema operacional diferente deve ser usado por todas as instituições bancárias em todo o país.

  • Brasil x Sérvia (quinta-feira, 24, 16h)

De 9h às 14h, nos estados com horário igual ao horário de Brasília;
Das 8h às 13h, nos estados com diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília;
Já das 7h às 12h, nos estados com diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília.

  • Brasil x Suíça (segunda-feira, 28, 13h)

De 8h30 às 11h30, nos estados com horário igual ao horário de Brasília;
Já das 7h30 às 10h30, nos estados com diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília;
Das 7h às 9h30, nos estados com diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília.

  • Brasil x Camarões (sexta-feira, 2 de dezembro, 16h)

De 9h às 14h, nos estados com horário igual ao horário de Brasília;
Das 8h às 13h, nos estados com diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília;
Das 7h às 12h, nos estados com diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília. A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo do G1, dia 17/11, clicando aqui.

Copa do Mundo: como fica o funcionamento do INSS e Bancos?
Copa do Mundo: como fica o funcionamento do INSS e Bancos? – G1

Por fim, saber as regras de funcionamento dos órgãos públicos durante a Copa do Mundo é muito importante para evitar contratempos e prejuízos. Portanto, se você não sabia destas regras compartilhe com mais pessoas que poderão utilizar estes serviços neste período. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo