Dinheiro

Zuckerberg cria função de compras delivery no WhatsApp, confira

Belo Horizonte, sexta-feira, 2 de setembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Atualmente, os clientes indianos do WhatsApp podem fazer suas compras no mercado diretamente do aplicativo de mensagens. A Meta revelou a inovação em 29 de fevereiro, sendo resultado de uma parceria com a JioMart, uma grande varejista chinesa.

Para usar o recurso, tudo o que um cliente que vai comprar precisa fazer é pressionar “oi” ao lado do número do mercado para ter acesso a uma lista de mercadorias disponíveis. O passo final é escolher e concluir uma compra direta no WhatsApp. Portanto, neste artigo o site Diário Superpix traz novos detalhes desta inovação. Confira:

A ideia é fazer do WhatsApp um super App

De acordo com as informações fornecidas pela Meta, no futuro, recursos para empresas e organizações devem contribuir significativamente para os lucros do WhatsApp. Portanto, é possível que a função, rapidamente, transferida outros países.

Olhando o planejamento, percebe-se que o dono do Facebook quer que o WhatsApp se torne um aplicativo de alta performance que combine desde serviços bancários a serviços médicos, semelhante ao WeChat. O produto é claramente o de maior sucesso neste mercado, mas é apenas o líder de mercado na China.

Em contraste, os superaplicativos da China surgiram porque seus cidadãos tinham smartphones com poder de processamento limitado no início da década de 2010, tornando-os inadequados para gerenciar vários aplicativos autônomos.

A situação era diferente nos Estados Unidos, onde marcas de luxo como iPhone e a coreana Samsung Galaxy controlavam um Market Share superior a 50%.

O Brasil terá um grande aplicativo como o WhatsApp?

Primeiramente, o desenvolvimento de superapps no Brasil está em andamento já faz alguns anos, mas ainda não há um gigante que solidifique a função de combinar tudo em um só. No entanto, alguns brasileiros como Rappi, iFood, Mercado Pago e Pic-Pay são alguns exemplos de aplicativos que atuam nesse mercado.

Um estudo do Instituto Qualibest no final de 2020 revelou que quase 93% dos usuários online já haviam feito compras online ou consumido algum serviço, ou bem por meio de sites, ou aplicativos mobile. Sinal de que há interesse dos consumidores.

Zuckerberg cria função de compras delivery no WhatsApp, confira - Reprodução Pixabay
Zuckerberg cria função de compras delivery no WhatsApp, confira – Reprodução Pixabay

O que são grandes aplicativos?

Os superaplicativos possuem microprogramas, pequenos programas que rodam dentro de outros programas.

Eles não precisam fazer download ou atualizar por meio virtuais como na Applestore ou Google Play, possibilitando que um aplicativo execute a funcionalidade de vários outros aplicativos. Há muitas vantagens em incluir um microprogramas em um agregador de aplicativos. Entre eles:

  • Velocidade: Os microprogramas são armazenados no cache do celular, o que torna o carregamento mais rápido do que o uso de um aplicativo móvel.
  • Experiência do usuário: este modelo não requer atualizações porque a versão mais recente processa automaticamente.
  • Custo: Como os microprogramas geralmente levam menos tempo para serem desenvolvidos do que os programas completos, eles normalmente custam de 21% a quase 50% menos do que os programas completos.

Por fim, a grande tendência de se fazer diversos serviços pelos aplicativos de celular dá mais um grande passo com o WhatsApp. Portanto, estar antenado com as novidades é fundamental para fazer parte deste novo mundo de praticidades. Por ora, se você gostou do conteúdo, deixe seu comentário para que possamos interagir sempre. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo