Direitos

Kit Antena Digital: confira se você está no grupo da troca gratuita

Belo Horizonte, terça-feira, 22 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Com a chegada do 5G ao país , algumas mudanças foram estabelecidas. Uma delas refere-se a uma mudança no cotidiano das famílias brasileiras. Agora, será necessário retirar a antena analógica e substituí-la por um Kit de Antena digital para que a cidade continue recebendo sinais de alta qualidade em sua TV.

Isso se deve ao fato de que provavelmente haverá uma mudança nos sinais de transmissão com a chegada do 5G. A mudança ocorrerá inicialmente da TV da Banda C para a TV da Banda KU. Com isso, será necessária a troca por equipamentos mais modernos para que haja de fato uma melhora na imagem e no som. Para maiores detalhes confira esta matéria do nosso Blog.

O que é o Kit Antena Digital?

Primeiramente, é importante ressaltar que apenas as cidades que constam do censo exclusivo podem receber o novo kit de antena digital. O objetivo é que os kits forneçam o que há de mais moderno em tecnologia de compressão de áudio e vídeo, garantindo maior qualidade de imagem e som.

Com isso, a expectativa é que a qualidade das imagens e sons nos canais abertos continue melhorando sem interrupções durante a transmissão. Portanto, o programa que está lançando o kit tem o apoio do Governo Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações. O nome do benefício é “Siga Antenado”.

É importante ressaltar também que, além de utilizar a antena parabólica convencional, a cidade deve estar cadastrada no banco de dados central do governo federal para receber o Kit Antena Digital. Isso porque é por ela que o sinal dos canais abertos é enviado via satélite.

Por fim, segundo informações oficiais, a instalação do kit será gratuita. Porém, não será necessário realizar a troca caso a área residencial da cidade já utilize uma antena digital no formato “espinha de peixe”.

Como conseguir participar do programa do Kit Antena Digital?

Se uma família cadastrada no Cadúnico atender aos requisitos, poderá solicitar o Kit Antena Digital de forma direta. Para isso, a solicitação deve ser feita na Central de Atendimento da Anatel, pelo telefone 0800-729-2404. Adicionalmente, se preferir, pode encomendar os equipamentos no site Siga Antenado através da internet.

A qualquer momento durante o acesso ao site, será necessário seguir os seguintes passos:

  • Em primeiro lugar, acessar o menu (no canto superior esquerdo da tela);
  • Depois, vá até a opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
  • Em seguida clique em “Agende aqui”;
  • Quando a página solicitada abrir, selecione a identificação, que pode ser feita por meio do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

O interessado deverá responder à pergunta após fornecer os dados de identificação pessoal e, a partir daí, decidir o dia e horário para a instalação do kit. Neste caso, um técnico especializado deverá avaliar se é necessário ou não um novo aparelho.

Em quais regiões do Brasil está disponível o benefício?

Brasilia, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió e São Luis, que são as 22 capitais brasileiras.

Desde o último dia 19 de setembro, as seis capitais superiores começaram a receber tecnologia. Essas áreas foram incluídas no acordo de capital com prazo estendido para o início das operações do 5G no país, que já operavam nas outras 15 primeiras áreas.

O plano era que a tecnologia estivesse disponível em todas as grandes cidades do país a partir de 31 de julho. No entanto, a Anatel acabou desviando do cronograma pelo menos duas vezes em decorrência do atraso na entrega dos filtros que impedem que o 5G interfira em outros serviços profissionais de satélite. Além disso, problemas logísticos atrasaram a entrega de alguns equipamentos.

A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo do G1, do dia 19/08, clicando aqui.

Kit Antena Digital: confira se você está no grupo da troca gratuita
Kit Antena Digital: confira se você está no grupo da troca gratuita – G1

Por fim, conhecer os benefícios sociais é muito importante para participar enquanto cidadão portador do direito. Portanto, se você estiver de acordo com as normas do programa, não perca tempo e solicite já esta transformação digital para melhorar a qualidade de sua televisão. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo