Auxilio Brasil

Telefone Popular: veja como solicitar o seu telefone com condições especiais

Paulo Afonso, 30 de setembro de 2022, por Gabriele de Paula – Popularmente conhecido como telefone popular, o AICE (Acesso Individual Classe Especial) é um programa social que visa viabilizar o acesso ao serviço telefônico para famílias de baixa renda. Para isso, ele oferece condições específicas e benefícios diferenciados de taxas e utilização da linha telefônica.

O telefone popular dá acesso a uma linha de telefone fixa. Além disso, as taxas cobradas também são fixas e reduzidas. Quer saber mais sobre o projeto e como participar? Então continue lendo este artigo até o final e descubra tudo sobre ele aqui, no Diário Superpix.

O que é o telefone popular?

O telefone popular é um programa criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso das famílias a uma telefonia fixa e com taxas reduzidas. Assim, as famílias de baixa renda podem solicitar a sua assinatura. De acordo com o site Gov.br, em 18 de novembro de 2020, o valor a ser pago mensalmente é cerca de RS15, a depender do estado e da operadora.

Além disso, a assinatura do telefone popular garante que o assinante utilize até 90 minutos em ligações locais para telefones fixos.

Telefone Popular: veja como solicitar o seu telefone com condições especiais - Reprodução Gov.br
Telefone Popular: veja como solicitar o seu telefone com condições especiais – Reprodução Gov.br

Também é possível fazer ligações interurbanas, para celular e até mesmo ligações internacionais. No entanto, a taxa fixa mensal não cobre essas ligações. Sendo assim, para utilizar este serviço você deverá recarregar o seu telefone fixo em lotéricas ou lojas autorizadas.

Vale ressaltar também que não é possível acumular os minutos. Dessa forma, se você não utilizar todos os minutos disponíveis em um mês, ele não poderá ser acumulado aos 90 minutos do próximo mês.

Quem pode solicitar?

Todas as famílias de baixa renda podem ter acesso ao programa. No entanto, é necessário que estejam devidamente cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Junto a isso, sabe-se que o cadastro da sua família deve ter sido atualizado nos últimos 2 anos, pelo menos. As principais informações do cadastro devem estar de acordo com a sua atual realidade: membros da família, renda e endereço.

Se você não sabe como está a sua situação no CadÚnico, poderá consultar de forma online direto do seu celular. Para isso, basta baixar o aplicativo Cadastro Único. Depois, é só fazer o login com o seu CPF e senha do Gov.br e conferir as suas informações.

Se você ainda não estiver participando do CadÚnico, poderá fazer o seu pré-cadastro no aplicativo. Depois, basta comparecer no CRAS do seu município para concluí-lo. Assim, você poderá ter acesso e solicitar o seu telefone popular.

Como pedir o telefone popular?

É muito fácil pedir o telefone popular. Mas primeiro, veja quais são as operadoras que oferecem este serviço:

  • CTBC Telecom
  • Oi Regiões 1 e 2
  • Telefônica/Vivo
  • Sercomtel

Agora, confira o passo a passo para solicitar a sua linha telefônica com taxas reduzidas:

  1. Em primeiro lugar, escolha uma das operadoras para a prestação do serviço;
  2. Em seguida, entre em contato com a operadora e informe o número do seu NIS e o seu CPF, solicitando o telefone popular;
  3. Agora, basta esperar a operadora consultar o seu cadastro no CadÚnico;
  4. Após a confirmação, ela terá até 7 dias para fazer a instalação em sua residência.

Gabriele De Paula

Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou o meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo