Alerta

Auxílio maternidade: conheça os caminho para pedir esse direito

Se você está grávida ou acabou de ter um bebê, pode estar se perguntando qual o caminho para pedir o auxílio maternidade. Essa é uma ajuda financeira importante que pode ajudá-la a passar pelo período de pós-parto com mais tranquilidade. Neste artigo, vamos explicar como solicitar o benefício passo a passo.

Entenda o que é o auxílio maternidade

Antes de saber como solicitar o auxílio maternidade, é importante entender do que se trata. Esse benefício é um direito garantido por lei a todas as mulheres que trabalham com carteira assinada, incluindo as empregadas domésticas. Ele também pode ser solicitado por mulheres que contribuem como autônomas para a Previdência Social.

Passo a passo para solicitar o auxílio maternidade

O primeiro passo para solicitar o auxílio maternidade é agendar um atendimento no INSS. Isso pode ser feito pela internet, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Na data marcada, você deve comparecer à agência do INSS com os seguintes documentos:

Documento de identificação com foto;
CPF;
Carteira de trabalho;
Certidão de nascimento ou de óbito do filho, dependendo da situação.
Além desses documentos, se você trabalha com carteira assinada, também deve levar o comprovante de pagamento do salário do mês anterior ao afastamento. Se você é autônoma, deve apresentar os comprovantes de contribuição para a Previdência Social.

É importante lembrar que, para ter direito ao auxílio maternidade, você precisa ter contribuído para a Previdência Social por pelo menos 10 meses. Em caso de parto antecipado, aborto espontâneo ou natimorto, o período de carência é reduzido para 5 meses.

Conclusão

Solicitar o auxílio maternidade pode parecer complicado, mas seguindo o passo a passo que descrevemos aqui, você poderá fazer isso de forma rápida e tranquila. Se tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato com o INSS ou buscar orientação de um advogado especializado em direito previdenciário.

Não deixe de aproveitar esse benefício tão importante e garanta a tranquilidade financeira durante o período de pós-parto. Para mais informações sobre questões legais e direitos trabalhistas, visite o site Diáriosp.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo