Alerta

Receita recebe mais de 1 milhão de declarações do IR no primeiro dia; veja como enviar

A Receita Federal recebeu mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega. Esse é um número expressivo e mostra a importância de se estar em dia com as obrigações fiscais. Se você ainda não sabe como declarar o IR, confira abaixo as principais informações e dicas para não errar na hora de preencher sua declaração.

Como declarar o Imposto de Renda

Antes de mais nada, é importante lembrar que a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano de 2022. Além disso, quem teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte acima de R$ 40 mil também precisa declarar.

Passo a passo

Para declarar o Imposto de Renda, o primeiro passo é baixar o programa disponibilizado pela Receita Federal. Em seguida, é preciso preencher todos os campos com as informações solicitadas, como rendimentos, despesas dedutíveis, bens e direitos, entre outros. É importante ficar atento aos prazos de entrega e aos documentos necessários para não deixar nada de fora.

Dicas importantes

Uma dica importante na hora de declarar o Imposto de Renda é manter-se organizado. Separe todos os documentos necessários com antecedência e preencha sua declaração com calma, evitando erros e omissões que podem gerar problemas futuros. Além disso, é importante ficar atento às mudanças na legislação tributária e buscar ajuda de um profissional da área se tiver dúvidas.

Conclusão

Declarar o Imposto de Renda pode parecer complicado, mas com as informações corretas e a organização necessária, é possível fazer tudo sem dor de cabeça. Lembre-se sempre de ficar atento aos prazos e documentação necessária, para evitar problemas futuros com a Receita Federal. Se ainda tiver dúvidas, busque ajuda de um profissional capacitado e garanta a tranquilidade financeira. Para saber mais, entre no site do Diariosp e veja outras notícias.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo