Dinheiro

Mais que a poupança: saiba como investir com segurança e lucrar mais

São Paulo, 10 de novembro de 2022, por Cristiane Luzio Rodrigues – se você é iniciante no mundo dos investimentos, de antemão, já saiba que facilmente encontrará investimentos que rendem mais que a poupança. E, melhor ainda, com a mesma segurança para o seu dinheiro.

Atualmente a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, está em 13,75%, e, dentre os reflexos desta alta, está o aumento dos rendimentos de ativos em renda fixa. Comparando-se ao mesmo período do ano anterior, que a Selic estava em cerca de 2,5%, estamos em um período da economia em que os investidores podem lucrar mais. Pensando nisso, o Diário SP mostrará dicas preciosas para escolher seus investimentos e lucrar mais que a poupança.

Como investir e ganhar mais que a poupança de forma segura?

Primeiramente, se quer iniciar sua carteira de investimentos, com segurança e bons lucros, saiba que estes são os investimentos do mercado financeiro brasileiro:

  • Renda fixa: poupança, CDB (Certificado de Depósito Bancário, Títulos Públicos do Tesouro Direto, LCI e LCI, Letra de Câmbio, CRI/CRA.
  • Renda variável: ações, fundos de ações, fundos imobiliários, dentre outros.

Mas vale ressaltar que para todos os investimentos têm riscos, ainda que pequenos, como os de renda fixa. Desse modo, importante sempre estudar antes de tomar sua decisão de compra.

Dito isso, se sabe que a poupança, por tradição, sempre foi o investimento preferido para aqueles que não querem arriscar o capital. Porém, com a alta de juros atual, investir na poupança, conforme especialistas, é um dos investimentos que menos rendem.

Conforme matéria publicada pelo site InfoMoney, em 7 de novembro de 2022, dentre os investimentos seguros e rentáveis, de renda fixa, os CDBs estão entre os mais populares do mercado. Facilmente, na maioria dos bancos e corretoras de valores, o investidor consegue passar seu dinheiro da poupança e ganhar mais.

Mais que a poupança saiba como investir com segurança e lucrar mais (Fonte - InfoMoney)
Mais que a poupança saiba como investir com segurança e lucrar mais (Fonte – InfoMoney)

Conforme InfoMoney, é possível encontrar CDBs que rendem em torno de 14,72% ao ano, que representa um rendimento 50% mais que a poupança. Mas, importante um alerta, antes de investir, é necessário considerar o risco de crédito do banco ou instituição bancária emissora. Como, por exemplo, analisar o rating – que é uma nota de risco de crédito realizada por agências internacionais.

Por que investir em CDB?

Em suma, CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento em que você “empresta” seu dinheiro para os bancos e, consequentemente, estes utilizam o dinheiro para realizar suas transações. Em contrapartida, você receber rentabilidade, prefixado, pós-fixado ou híbrido.

Nesse ínterim, antes de decidir entre investir na poupança ou em um CDB, se deve considerar os objetivos financeiros do investidor. Tendo em vista que, em sua maioria, nos CDBs você somente poderá resgatar seu dinheiro no vencimento do título. Diferentemente da poupança, em que você pode sacar o seu capital a qualquer momento.

Cristiane Luzio Rodrigues

Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Redatora e revisora SEO em blogs de finanças e mercado financeiro. Advogada corporativa e especialista em Direito Administrativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo