Agro

Descubra como ter kiwis frescos e orgânicos em casa – é mais fácil do que você pensa!

Veja um passo a passo simples de cultivo e cuidados com a fruta

Belo Horizonte, 12 de maio de 2023, por Andréia Eliza de SouzaO kiwi é uma das frutas com os maiores teores de vitamina C e E, além de fornecer outros nutrientes, como luteína, e minerais como cobre, fosfato e magnésio. O fruto da planta também possui propriedades anti-inflamatórias, calmantes e digestivas. Por sua vez, seu sabor delicioso fez desta baga um dos itens essenciais nas receitas culinárias de todo o mundo, aparecendo em sobremesas, como sorvetes e até saladas de frutas. Então, por que não ter kiwis frescos e sem agrotóxicos aí mesmo, no quintal da sua casa?

Se você gostaria de ter todos os benefícios do kiwi na própria casa, mas não sabe como plantá-lo, está no lugar certo. Não se preocupe, pois te mostraremos os principais cuidados e tudo o que esteja relacionado com o cultivo dos melhores kiwis que você já experimentou!

Passo a passo de como plantar kiwis

Para plantar a fruta, é preciso considerar alguns detalhes e conselhos específicos. Assim, terá colheita saudável que atenda às suas necessidades. Por exemplo:

Compre as sementes em lojas especializadas

Se você não sabe distinguir as sementes masculinas das femininas corre o risco de que todas as plantas cresçam de um único gênero e, portanto, não haverá fertilização ou colheita. Na loja, a identificação será mais fácil;

Germine as sementes de kiwi usando o método de estratificação para despertá-las da dormência

Pegue papel absorvente e forme várias camadas com ele. Em seguida, molhe-o completamente, mas não ao ponto de rasgar. Separe as camadas de papel e coloque as sementes de kiwi dentro delas. Em seguida, cubra as sementes com camadas de papel úmido.

Coloque o papel com as sementes em uma tigela e cubra. Leve para a geladeira a cerca de 3 ou 4º C e deixe-as lá durante 5 semanas. Lembre-se que, a cada 3 dias, você deve retirar a tigela com as sementes e deixá-la em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos. Além disso, durante esse tempo, destampe a tigela e remova uma das camadas que cobrem as sementes para arejá-las.

Após 5 semanas, você notará que algumas das sementes terão brotado suas primeiras raízes. Estas estarão prontas para o plantio.

Preparando o solo

Já com as sementes germinadas, ele passa a prepare a terra para seu plantio definitivo. Faça a mistura de substrato para canteiros ou 50% de turfa, 40% de adubo orgânico com húmus de minhoca e esterco de vaca, mais 10% de areia para melhorar a drenagem.

Faça furos com cerca de 4 mm de profundidade no substrato preparado. Coloque uma semente por cova e cubra com uma camada bem fina de substrato, no máximo 2 mm. Regue devagar para que as sementes não fiquem expostas à água. Certifique-se de umedecer todo o solo, mas sem inundar.

Quando os kiwis florescem?

A primeira floração de uma planta de kiwi ocorre após os primeiros 3 anos de vida e sempre na primavera. Contudo, a região e o clima influenciam bastante. Há plantas que florescem no final de agosto ou início de setembro.

Por outro lado, uma vez que as flores são polinizadas e fertilizadas, elas levam cerca de 5 meses para se desenvolver e amadurecer seus frutos. Outro fato interessante é que os frutos do kiwi se desenvolvem após 6 anos de vida da planta.

Kiwi - Foto: CANVA
Kiwi – Foto: CANVA

Cuidado com a fruta

Os kiwis requerem cuidados especiais para que, desde a germinação até a maturidade, possam se desenvolver saudáveis e sem problemas. Por isso, o Diário SP te oferece algumas dicas para manter suas plantações frutíferas:

  • O primeiro cuidado que você deve ter para que a fruta cresça sem tanto esforço está no clima, já que essa planta prefere climas temperados. Além disso, se a área onde se desenvolve estiver exposta a rajadas de vento, será difícil para a planta dar frutos porque os insetos não poderão polinizar;
  • O solo onde você vai cultivar suas plantas deve ser ligeiramente ácido. Então, adicione fertilizantes apenas durante a primavera e em pequenas quantidades;
  • O kiwi requer muita luz solar indireta. Portanto, você deve plantá-lo em um local parcialmente sombreado durante a maior parte do dia;
  • Quanto à irrigação, ele precisa de umidade constante. Para isso, certifique-se de regá-lo diariamente na forma de chuva fina apenas com a intenção de umedecer a terra, nunca alagando;
  • Também precisa de poda para que os novos ramos cresçam fortes. Para fazer isso, remova as folhas que estão murchas ou secas. A poda geralmente é feita no inverno.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo