Dinheiro

Fim da Bolha dos Carros Usados? Preços começam a cair e é melhor esperar para comprar o seu; entenda

São José do Rio Preto, 27 de setembro de 2022, por Sérgio Carrieri – Os Carros Usados foram o objeto de desejo de muita gente nos últimos dois anos. Sobretudo durante a pandemia de Covid-19, que impactou a produção de carros novos. Principalmente pela falta de componentes eletrônicos, e com isso os usados chegaram a valorizar até 25% em alguns casos.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre o mercado de automóveis seminovos, que vem dando sinais de desaceleração. Segundo os analistas, o setor automotivo está em fase de recuperação de sua produção. Ou seja, já não está tão difícil de encontrar carros novos nas lojas pelo país.

Mercado de Carros Usados está em desaceleração?

De acordo o levantamento da Federação Nacional dos Revendedores de Veículos (Fenauto), o preço médio dos seminovos caiu 7,5% desde abril. E a tendência, agora com a normalização da produção dos veículos novos, é de mais quedas no horizonte. Sobretudo pela estabilização da inflação nos últimos meses, restabelecendo a confiança dos consumidores.

Ainda segundo os dados da Fenauto, somente em junho, houve um recuo de mais de 2% nas vendas dos Carros Usados. No acumulado do primeiro semestre deste ano, a redução já está próxima do patamar dos 20%. E com mais ofertas o preço cai naturalmente, conforme destacado no artigo publicado em 26 de julho, no Portal R7.

Fim da Bolha dos Carros Usados. Preços começam a reduzir e é melhor esperar para comprar o seu; entenda - Reprodução R7
Fim da Bolha dos Carros Usados. Preços começam a cair e é melhor esperar para comprar o seu; entenda – Reprodução R7

Quais os fatores para a redução do mercado dos Carros Usados?

Além da já mencionada normalização da produção, outros importantes fatores contribuem para esse fenômeno. Como, por exemplo, o simples fato de que grande parte da população perdeu renda nos últimos dois anos. Assim como, as altas recentes nos preços de combustíveis, desestimulando o investimento num carro mais novo.

Mas há ainda um detalhe a ser considerado, segundo os analistas, o crescimento do setor de aluguel de veículos que desde maio, passou dos 30%. E para atender a demanda, as empresas compraram mais de 220 mil automóveis novos. Ou seja, em breve elas vão colocar no mercado uma quantidade razoável de sua frota de Carros Usados, com preços geralmente atrativos.

Quando os Carros Usados ficarão mais acessíveis?

Apesar de estarem em queda, os analistas preveem uma redução mais significativa de preços somente a partir do próximo ano. Que convenhamos, nem está tão distante assim, e por isso, talvez seria uma boa esperar mais um pouquinho. O Brasil não atingiu ainda nem a metade de sua atual capacidade de produção, que é de 4,5 milhões de carros por ano.

Afinal, outro ponto importante é de que geralmente o financiamento dos Carros Usados é mais caro do que para o zero quilômetro. Além disso, na maioria dos casos são pós-fixados e ainda atrelados a Selic, que começa a se estabilizar. Quando ela começar a cair, vai ter muita gente tentando se livrar de um financiamento com juros nas alturas.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo