Dinheiro

Como consultar CPF: veja o passo a passo para conferir pendências

Paulo Afonso, 12 de setembro de 2022, por Gabriele de Paula – Consultar CPF pode ser mais fácil do que você imagina! O CPF é o Cadastro Nacional de Pessoa Física e, através dele, é possível saber se há pendências em seu cadastro. As pendências no CPF podem trazer vários contratempos para uma pessoa, como a diminuição do score e diminuição de crédito financeiro.

Através da consulta do CPF é possível saber se há pendências e quais são essas pendências em seu nome. Assim, você poderá regularizar para evitar futuros contratempos. Hoje, nós do Diário Superpix trouxemos todas as informações que você precisa saber sobre como consultar o CPF, com um passo a passo completo. Confira!

Como consultar restrição do CPF?

Ter restrição no CPF é o mesmo que estar negativado ou com o “nome sujo”. Quando isso acontece, há uma restrição no seu CPF que reflete em vários setores, como crédito financeiro, por exemplo.

A Serasa é a empresa responsável por manter os cadastros de todos os brasileiros. Por isso, para consultar uma restrição em seu CPF, você precisará acessar o seu sistema. A seguir, confira o passo a passo completo de como acessar o site Serasa e consultar seu CPF.

Como consultar CPF: veja o passo a passo para conferir pendências - Reprodução Serasa
Como consultar CPF: veja o passo a passo para conferir pendências – Reprodução Serasa
  1. Em primeiro lugar, você deve acessar o site da Serasa, via web, e procurar pela opção “Consultar CPF grátis”;
  2. Em seguida, você deve fazer o login com seu CPF e senha. Caso ainda não tenha login, deverá fazer o cadastro, inserindo o seu email;
  3. Após fazer o login com a sua senha, clique na opção “Meu CPF”;
  4. Na próxima tela aparecerão todas as informações sobre o seu CPF e, se houver pendências, elas também serão detalhadas.

Como consultar CPF pelo nome?

O CPF é o cadastro pessoal de uma pessoa que a acompanha desde o seu nascimento. Assim, ele não pode ser alterado, a não ser por vias judiciais.

A Receita Federal é o órgão responsável por cadastrar e manter o cadastro da população. Sendo assim, a consulta do CPF pelo nome só é possível através do órgão.

No entanto, não são todas as pessoas que podem ter acesso ao número do CPF apenas utilizando o nome completo de uma pessoa. Assim, você só pode consultar o documento pelo nome se for representante legal, judicial ou procurador da pessoa.

Em caso afirmativo, você deverá acessar o site da Receita Federal para obter os dados.

Como consultar o CPF de terceiros?

Consultar o CPF de terceiros é fundamental, principalmente, para os comerciantes. Isso porque eles precisam analisar o risco de inadimplência para oferecer crédito de compra ao consumidor.

A Serasa conta com um serviço específico para consultar o CPF de terceiros, o “Você Consulta Pessoas”. Para isso, você deverá acessar o site e inserir o número do CPF para consultá-lo.

Mas você também precisará preencher os seus dados (nome, CPF, idade, e-mail e telefone). Este serviço é pago. Por isso, antes de finalizar, você precisará incluir os dados do seu cartão de crédito.

Após confirmado o pagamento, um relatório completo será enviado para o e-mail informado.

Gabriele De Paula

Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou o meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo