Dinheiro

IPVA 2023: valor do imposto sobre veículos surpreendeu muitos brasileiros, confira

Belo Horizonte, sexta-feira, 18 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Muitos proprietários de automóveis e motocicletas já temem a imposição do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em 2023. Isto porque, só este ano, o imposto aumentou 22% quando se considera o valor das viaturas em 2021. A expectativa é de aumento semelhante para o próximo ano, mas menor que o do ano anterior.

“Em geral, os veículos aumentaram menos em 2022 do que em 2021.Em breve, o IPVA vai subir um pouco menos. No entanto, isso não significa que o imposto não aumentará o peso da sua carteira. Podemos esperar que o IPVA tenha um aumento médio de 10% neste ano, o que seria bastante oneroso para a atual situação de alta dotação familiar, segundo o CBO Victor Mahon, sócio da Zapay. Para maiores detalhes confira esta matéria do nosso Blog.

Como é feito do cálculo do IPVA?

Primeiramente, o cálculo do IPVA se faz por meio da tabela Fipe, uma elaboração da Fundação de Pesquisas Econômicas. No geral, são considerados os valores de setembro do ano anterior; consequentemente, o imposto do próximo ano será pago de acordo com os preços de setembro de 2022.

Quanto às alíquotas, depende da categoria do veículo. Por exemplo, o valor venal varia entre 1% e 4% em São Paulo. Ver:

  • Caminhões – 1,5%
  • Ônibus e micro-ônibus? – 2,0%
  • Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros) – 2,0%
  • Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos – 2,0%
  • Demais veículos, inclusive automóveis de passeio tipo “flex” – 4,0%
  • Veículos destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras – 1,0%

Como o pagamento do imposto pode ser feito?

Segundo o especialista, alterações nas condições de pagamento do IPVA podem ocorrer em decorrência da reavaliação estadual. “Acredita-se que as Secretarias de Agricultura estaduais, que perderam muito de arrecadação com a redução do ICMS do combustível, devem voltar ao sistema de pagamento. Ou seja, descontos que variam de 3% a 6% para pagamentos à vista e até 3X sem desconto.

Porém, também existem empresas credenciadas pelo Detran-SP que oferecem parcelamento no cartão de crédito em até 18 vezes, como a Zapay. Sendo assim, atendendo a um pedido de seus clientes, a Zapay criou neste ano uma opção de pagamento que permite ao motorista pagar antecipadamente uma parte do IPVA (pelo menos em parte, e sem juros), deixando o restante para ser parcelado a partir de janeiro. Em relação ao pagamento do imposto, isso pode ser feito por meio de agências bancárias ou aplicativos de bancos parceiros. Para isso, é preciso ter o RENAVAM nas mãos.

Quem tem direito de isenção do IPVA 2023?

Os proprietários de veículos na cidade estão cientes de que devem pagar o IPVA anualmente, embora , em algumas circunstâncias, o pagamento possa ser dispensado. Portanto, consulte a lista de veículos que receberão IPVA ISENTO em 2023.

Um dos fatores utilizados para determinar o IPVA é o ano de fabricação do veículo. Segundo as informações, veículos fabricados de 10 a 30 anos estão isentos do pagamento do imposto. No entanto, é fundamental garantir que as condições sejam especificadas de acordo com cada Detran.

Veja a isenção do IPVA segundo o ano de fabricação do veículo:

  • Veículos com 10 anos ou mais: Isenção nos estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • 15 anos ou mais: Isenção nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro;
  • 18 ou mais: Isenção no estado do Mato Grosso;
  • 20 anos ou mais: Isenção nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
  • 23 anos ou mais: Alagoas;
  • Veículos com 30 anos ou mais: Santa Catarina.

É importante observar que a redução do IPVA nos estados de Minas Gerais e Pernambuco é progressiva. Ou seja, quanto mais envelhecido for o veículo, menos impostos terá de pagar. A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir esta reportagem produzida pela equipe de jornalismo do UOL notícias, do dia 04/11, clicando aqui.

IPVA 2023: valor do imposto sobre veículos surpreendeu muitos brasileiros, confira
IPVA 2023: valor do imposto sobre veículos surpreendeu muitos brasileiros, confira – G1

Por fim, conhecer as regras do IPVA é muito importante para participação dos programas de isenção. Portanto procure se informar e aprender as regras de cada estado para obter seus direitos. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo