Diário de S. Paulo

12/01/2018 - 20:15

Rebaixamento de nota pode ajudar reforma

Para Rodrigo Maia, rebaixamento da nota de crédito do país pode ajudar na aprovação da Previdência

Foto: /Lula Marques/AGPT

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse nesta sexta-feira (12) que o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pode ajudar no convencimento dos parlamentares em torno da reforma da Previdência.

A agência internacional de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou na quinta-feira o país para três níveis abaixo do grau de investimento. Ela justificou sua avaliação negativa sobre o Brasil por conta da demora na implementação das reformas, principalmente a da Previdência, que poderiam reduzir os riscos fiscais do país.

Para Maia, a avaliação da agência pode contribuir para o avanço da proposta na Câmara "se parte do governo não tentar responsabilizar o Congresso".

Ele sinalizou que a responsabilidade pela aprovação da reforma também é do governo. "Todos têm responsabilidade. A liderança do governo é decisiva para aprovar a reforma."

O Congresso está em recesso até fevereiro. Neste período, líderes se mobilizam com o governo para garantir votos à reforma. /Agência Brasil


Compartilhe: