Direitos

Antena parabólica de graça: muitos brasileiros já estão recebendo, confira

Belo Horizonte, segunda-feira, 28 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – A televisão digital por Antena parabólica está se aproximando do país. Ela é enviada através de um satélite que está orbitando a superfície da Terra. Com isso, os moradores que usam uma antena parabólica comum devem mudar para um aparelho diferente para assistir à TV.

Os donos dos equipamentos poderão ganhar todos os principais canais nacionais e premium utilizando o novo aparelho. No entanto, nem todos têm condições de adquirir um aparelho para ter acesso à TV digital. Pensando nisso , o governo federal disponibilizará um kit de antenas para famílias de baixa renda. Para maiores detalhes, confira esta matéria do nosso Blog.

Como funciona a Antena Parabólica gratuita?

Famílias de baixa renda que moram em cidades e em 26 capitais brasileiras com mais de 500 mil habitantes podem agendar a instalação do kit gratuito, que consiste em um novo receptor de TV digital e uma pequena bateria portátil. No entanto, para ter direitos, é preciso ter registro ativo no Cadastro Único (CadÚnico).

É importante ressaltar que a parábola será alterada em decorrência da adoção da tecnologia 5G. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a tecnologia inviabiliza o uso do serviço atual de antenas aéreas porque interfere no 5G na frequência de 3,5 GHz.

Como fazer para solicitar a Antena parabólica de graça?

A família cadastrada no CadÚnico pode solicitar um kit de antena digital entrando em contato com a central de atendimento da Anatel pelo telefone 0800-729-2404. Porém, se preferir, você pode solicitar o equipamento no site Siga Antenado pela internet. Dê uma olhada nas etapas:

  1. Acessar o menu (no canto superior esquerdo da tela);
  2. Clique na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
  3. Na sequência, toque em “Agende aqui”;
  4. Em seguida, será preciso selecionar a identificação, que pode ser feita por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou Número de Identificação Social (NIS).

O interessado deverá responder à pergunta após fornecer os dados de identificação pessoal e, a partir daí, decidir o dia e horário para a instalação do kit. Como resultado, um técnico qualificado precisa avaliar se um novo dispositivo é necessário ou não.

Quem atende as condições para pedir o Kit Antena Digital gratuitamente?

Apenas 22 capitais brasileiras tem acesso à tecnologia 5G que são: Brasilia, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá e Maceió.

Segundo a Anatel, o plano original era que a tecnologia estivesse disponível em todas as grandes cidades do país a partir de 31 de julho. No entanto, o cronograma acabou sendo adiado pelo menos duas vezes por conta do atraso na entrega dos filtros que impedem que o 5G interfira em outros serviços profissionais de satélite. A fim de se verificar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo do G1, do dia 18/11, clicando aqui.

Antena Parabólica de graça: muitos brasileiros já estão recebendo, confira
Antena Parabólica de graça: muitos brasileiros já estão recebendo, confira – G1

Por fim, existe este benefício social para os inscritos no CadÚnico, se você conhece alguém que se encaixa nos requisitos para ganhar o kit Antena parabólica, compartilhe esta notícia para que mais pessoas conheçam o programa. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo