Diário de S. Paulo

02/01/2018 - 19:10

Consulta do IPVA será só pela internet

Notificação não virá mais por carta. É preciso ter o Renavam e a placa do veículo

Foto: Nelson Coelho/Diario SP

Os proprietários de veículos registrados no estado não vão mais receber o aviso de vencimento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2018. A consulta deverá ser feita apenas pela internet no site www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br. Para isso é preciso fornecer o número do Renavam e placa do veículo.

O valor também estará disponível em toda a rede bancária a partir desta quinta-feira. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo.

Segundo a Sefaz (Secretaria da Fazenda de São Paulo), a mundança ocorreu por causa da edição da nova Lei do IPVA, em 2008. Por esta razão, "a Secretaria da Fazenda tem estreitado seu relacionamento com os proprietários de veículos e a migração dos avisos de vencimento do IPVA em papel para o ambiente digital é o próximo passo dessa relação."

Ainda de acordo com a Sefaz, "além de eliminar o risco de extravio de correspondências e contribuir com as boas práticas de sustentabilidade, ao tornar as informações sobre o IPVA disponíveis em ambiente digital, a pasta quer que o proprietário de veículos possa se informar e se programar para as datas de vencimento de imposto de uma forma simples, direta e acessível".

CANAIS ELETRÔNICOS/ A Secretaria da Fazenda disponibiliza canais eletrônicos de atendimento, pelo 0800-170 110 ou no Fale Conosco para que os contribuintes possam sanar suas dúvidas. /G1


Compartilhe: