Diário de S. Paulo

01/01/2018 - 18:56

Defesa Civil alerta para riscos durante as chuvas de verão

A Defesa Civil de São Paulo alerta para os riscos de deslizamento em decorrência das chuvas fortes de verão. O órgão destaca alguns sinais que indicam riscos de desmoronamento.

As principais são as rachaduras e trincas, que podem ser o primeiro sinal de um desmoronamento no futuro.

Porém, nem todas as fissuras representam essa possibilidade, pois é comum que as construções se adequem às movimentações naturais do solo e passem pelo processo de dilatação.

Segundo o órgão, também vale ficar atento às saliências no chão ou nas paredes. Um piso estufado pode ser ocasionado por recalque no solo. Isso significa que, enquanto uma parte está cedendo, outra está na mesma posição.

Além disso, a Defesa Civil diz que a inclinação anormal de árvores, postes ou muros também pode indicar risco de desmoronamento.

Até mesmo a água consumida em casa pode ajudar a verificar a possibilidade. A água mais suja pode ser resultado de um cano com vazamento, que pode causar infiltrações no terreno e facilitar o processo de desmoronamento .

Também é possível perceber indícios de deslizamento por meio dos sons.

Estalos na estrutura, por exemplo, podem significar que o local já está entrando em colapso. Portanto, ao perceber essas possibilidades, recomenda-se chamar um técnico para avaliação. /iG São Paulo


Compartilhe: