Agro

Livre-se da frieira nos dedos dos pés com métodos rápidos e eficazes de tratamento

Infusões e óleos essenciais são métodos eficazes que acalmam os incômodos que a frieira causa

Belo Horizonte, 06 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O problema começa com uma coceirinha que, aos poucos, vai se tornando insuportável. Geralmente ocorre entre os dedos dos pés, mas pode se alastrar para a sola e outras partes. Este é um incômodo considerado bem comum, mas que pode ser complicado de eliminar. Então, como tratar frieira nos dedos dos pés de maneira eficaz e rápida?

Existem pessoas em que os episódios ocorrem recorrentemente, assim, precisando de medicamentos alopáticos para tratar a doença. Entretanto, amenizar os sintomas e até mesmo curar a frieira usando remédios caseiros é plenamente possível. Entenda mais do problema na matéria abaixo e conheça algumas soluções.

O que causa frieira nos pés?

Livre-se da frieira nos dedos dos pés com métodos rápidos e eficazes de tratamento
Livre-se da frieira nos dedos dos pés com métodos rápidos e eficazes de tratamento – Adobe Stock

Frieira – também classificada como micose de cútis – é um mal causado por um tipo de fungo chamado Tricophyton. Em geral, é contagiosa, com transmissão se dando de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa, bem como pela utilização dos objetos contaminados, tais como sapatos e meias.

A frieira se torna mais comum com o surgimento do verão, por conta do aumento no fluxo de indivíduos frequentadores de espaços públicos. Um bom exemplo são os clubes e piscinas, locais propícios para que o fungo se transmita.

Os sintomas mais comuns do mal são coceira, ardência, vermelhidão e descamações da pele, sem contar com o mau cheiro. Além dos dedos dos pés, o problema pode surgir nas unhas e virilha.

Como acabar com a frieira com bicarbonato?

Como tratar frieira nos dedos dos pés com bicarbonato? Primeiramente, é preciso deixar os pés bem secos depois do banho, especialmente entre os dedos. Em seguida, deve-se polvilhar um pouquinho de bicarbonato nas partes mais atingidas pela micose.

O bicarbonato de sódio absorverá toda a umidade. Assim, evitará que os fungos se proliferem e provoquem as frieiras caso a pele fique suada ou molhada.

Como tratar frieira nos dedos dos pés rapidamente?

Abaixo, o Diário SP listou alguns dos remédios naturais eficazes e de ação rápida que podem ser de grande ajuda no tratamento das incômodas frieiras. Mas, é sempre importante ressaltar que utilizar métodos caseiros jamais vai substituir uma consulta com especialistas.

  • Alho – O alho possui propriedades antimicrobianas, ajudando na eliminação de toxinas. Para seu uso, amasse 2 dentes, deixando de molho em um pouco de água por aproximadamente 5 horas. Em seguida, use a solução diariamente no local afetado;
  • Vinagre de maçã – O vinagre tem ação germicida, uma vez que ajuda na eliminação da micose. Para isso, dilua 50 ml em 150 ml de água, aplicando algumas vezes por dia na região afetada;
  • Óleos essenciais – Cravo da índia, amêndoas e erva de São João têm propriedades anti-inflamatórias e fungicidas. Os óleos essenciais podem ser usados diretamente sobre a pele, com exceção do óleo do cravo da índia, que precisa ser diluído e colocado no banho maria junto com o azeite de oliva;
  • Batata – A batata tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Assim, pode ser usada amassando um pedaço cru e sendo colocado como uma pasta no local da frieira. Dessa forma, será possível ter como tratar frieira nos dedos dos pés deixando agir por mais ou menos 20 minutos e repetindo o processo por duas vezes todos os dias;
  • Gengibre – Os poderes curativos do gengibre podem ser vistos na micose. Amasse um pedaço da raiz, coloque sobre a região, deixando agir por aproximadamente 20 minutos.

Viu só como tratar frieira nos dedos dos pés pode ser algo rápido e simples com ingredientes que geralmente todos têm em casa? Mas, lembre-se sempre que, se os sintomas persistirem, é preciso procurar ajuda médica para que o problema não se agrave ainda mais.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo