Diário de S. Paulo

16/12/2017 - 21:35

Maquiagem inspirada no balé 'O Quebra Nozes'

Por: As Flávias
[email protected]

Foto: /

O ano de 2017 está chegando ao fim. Época em que o balé "O Quebra Nozes" é dançado por companhias espalhadas pelo mundo todo. O repertório natalino é bastante esperado durante o ano, pois é cheio de encantos para toda a família.

A estreia foi realizada em dezembro de 1892, no Mariinsky Imperial Theatre, em São Petersburgo, na Rússia. A obra não foi um sucesso e teve muitas críticas, por não ser fiel ao livro. Somente no século 20 se tornou popular nos Estados Unidos e em diversos países, sendo exibido sempre na época do Natal.

A história se inicia na véspera de Natal, momento em que toda a família e os amigos estão reunidos para festejar esse dia. Clara ganhou de presente um boneco (Quebra-Nozes) esculpido na madeira, mas Fritz, seu irmão muito ciumento, quebra o boneco. O avô dela o conserta e ela, com o passar do tempo, acaba pegando no sono ao lado de uma árvore.

A segunda parte ocorre no sonho de Clara: ela diminui de tamanho e, de repente, muitos ratos surgem liderados pelo Rei dos Ratos. O Quebra-Nozes acorda e começa uma batalha contra esses ratos, mas perde e é capturado.

Desesperada, Clara joga o sapato no Rei Rato, que cai inconsciente e é levado pelo seu exército. O Quebra-Nozes se transforma em um príncipe e leva Clara para uma floresta encantada. E, logo em seguida, para a Terra dos Doces.

O príncipe encontra a Sugar Plum Fairy, explica como foi salvo do Rei Rato por Clara e como se tornou príncipe novamente. Ela comemora com diversas danças emocionantes e mágicas.

Uma valsa final é realizada por todos, depois que Clara e o príncipe são coroados os governantes da Terra dos Doces. Após a valsa, os habitantes do local começam a desaparecer, até que o príncipe Quebra-Nozes some e Clara é encontrada dormindo na sala. Ela acorda, pensando que era tudo um sonho, mas, depois, descobre a coroa ao seu lado, levando a se perguntar se aquilo, realmente, não foi real.

E a coluna desta semana se inspirou nessa história e nos personagens dela para sugerir uma linda maquiagem para as festas de fim de ano, em parceria com a blogueira e youtuber de beleza Gabrielli Mendes e com a marca Vult Cosmética.

"Eu me inspirei nas cores e no brilho desse balé para criar a maquiagem que vou sugerir. A tendência atual é usar uma pele iluminada, com bochechas rosadas, para criar um ar mais fresh, perfeito, também, para o verão", diz.

"As cores foram escolhidas de acordo com a paleta do balé, e optei por um batom vermelho, que pode ser substituído por qualquer outra cor, pois, apesar de ter brilho, a maquiagem dos olhos está bem neutra", explica Gabrielli.

Se você quer saber mais, corre no canal do YouTube da Gabi e na versão online do jornal, já que ela fez um tutorial incrível.


Compartilhe:

SOBRE As Flávias

Flavia Goldstein iniciou os estudos com a Dança Clássica, mas também se envolveu com Jazz, Danças étnicas e Dança Moderna. Em 1979 foi morar em Nova York, onde estudou com vários professores consagrados,(HORTON) Anne Marie Forsythe,(MARTHA GRAHAN), Patrick K.Thomas,(JAZZ LUIGI) Luigi ,(JAZZ BROODWAY), Frank Hacheeck e Jojo Smith. Flávia Viana é jornalista e tem a dança como uma de suas grandes paixões de vida. Deu os seus primeiros passos no ballet aos oito anos de idade. Agora resolveu misturar a arte de escrever com o ballet. É empresária de comunicação e hoje desliza na ponta dos pés para alimentar um sentimento que só quem ama a dança sabe explicar.