Dinheiro

CDB: você sabe de verdade como escolher o melhor? Confira aqui e aprenda

Belo Horizonte, quinta-feira, 22 de setembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Você, que tem dinheiro parado na conta ou acabou de receber recursos e quer investir em CDBs, você precisa saber como escolher para investir bem o seu dinheiro. Primeiro, é importante reforçar que, ao investir em CDB, você está emprestando dinheiro para um banco.

É importante ressaltar também que o banco é uma empresa que opera alavancada. Ou seja, ele empresta mais dinheiro do que ele tem em disponibilidade. Por conta disso, se todo mundo decidir sacar o dinheiro que tem no banco, a instituição não conseguiria honrar seus compromissos. Portanto, para entender mais confira esta matéria preparada pelo nosso Blog.

O quê e como analisar um CDB?

A coisa mais importante a saber quando se investe em CDBs é ter a consciência de que o banco tem que ser seguro, com baixa alavancagem, retorno consistente e inadimplência controlada. Além disso, é preciso fazer uma boa análise de crédito. Ah, mas e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC)?

FGC é uma seguradora privada que trabalha como uma seguradora de carros. A seguradora terá em caixa aproximadamente o percentual da taxa de sinistro. Se 10 por cento dos clientes batem com o carro, ela vai deixar cerca de 10 por cento do que ela garante em caixa. Caso a taxa de sinistralidade suba para 20 por cento por algum motivo, a seguradora quebra.

O FGC tem cerca de 2,3% do que ele garante em disponibilidade. Se a taxa de sinistralidade ficar abaixo disso, ele garante tranquilamente. Caso suba acima disso, com uma crise no sistema financeiro, por exemplo, ele não teria como garantir. Por isso é importante a análise de crédito.

Quais são os tipos de CDB no mercado?

Feito isso, passamos a analisar que tipo de CDBs queremos fazer: pós-fixados, prefixados ou indexados à inflação. Essa decisão é tomada com base no cenário macroeconômico.

Se você acredita que as taxas de juros podem subir mais do que o mercado espera, os pós-fixados são os mais indicados. Se você acredita que as taxas de juros podem ser menores do que o mercado espera, os prefixados são mais indicados.

E, se você acredita que as taxas serão menores, mas a inflação será maior, o mais indicado são os indexados à inflação. Tomadas essas decisões, é hora de ir para a corretora ver o que temos disponível, dentro daqueles emissores e indexadores que queremos.

Nem toda corretora é boa de opções de CDBs. Tem corretoras boas em oferecer CDBs de bancos menos conhecidos com taxas maiores, como a XP. Tem corretora que é boa em oferecer CDBs de bancos seguros com taxas competitivas, como o BTG.

E tem bancos que são bons em oferecer títulos isentos (como LCI e LCA), além de títulos com liquidez diária, como Daycoval. Não existe uma corretora que é boa em tudo. Por isso, acostume-se a ter conta em mais de uma. Muitas vezes, as oportunidades variam ao longo do tempo.

Em um certo mês, você encontra mais oportunidades em uma e depois em outra. Então, apesar de dar um certo trabalho a mais, é bem melhor ter conta em mais de uma corretora. Outro detalhe importante é que o mercado bancário funciona das 10h às 15h. Não adianta querer comprar seu CDB às oito da noite. Não terá nenhuma boa oportunidade.

Como calcular a rentabilidade?

Outro ponto importante aparece na hora de comparar a melhor taxa de CDBs com as taxas oferecidas em LCIs e LCAs. Uma regra de bolso, que não vai dar o valor exato, mas vai dar um bom valor estimado, é multiplicar a taxa do CDB por 1 menos a alíquota de IR.

Por exemplo:

Um CDB de 2 anos com uma taxa de 12% é igual a uma LCI de 10,20%.

12% * (1 – 15%) = 10,20%

Uma LCI com taxa de 9,5%, de 2 anos, é igual a um CDB a 11,17%.

9,5% / (1 – 15%) = 11,17%

Um CDB a 105% do CDI de 1 ano é igual a uma LCA de 86,62%.

105% * ( 1 – 17,5%) = 86,62%

Uma LCA a 94% do CDI de 6 meses é igual a um CDB de 117,5%

94% / (1 – 20%) = 117,5%

Caso você ache essa conta complicada, os analistas da Nord Research possui um canal onde qualquer pessoa tem acesso e pode fazer questionamentos. Além disso, a casa de análise tem um relatório com uma planilha de conversão de taxa.

Por fim, para confirmar as informações acima, você pode visitar a matéria produzida pela equipe da Nord, no dia 26/07, clicando aqui.

CDB: você sabe de verdade como escolher o melhor? Confira aqui e aprenda
CDB: você sabe de verdade como escolher o melhor? Confira aqui e aprenda – Nord

Nesse sentido, entender a dinâmica dos títulos de renda fixa, principalmente os CDBs, ajudam muito na hora de escolher o melhor. Portanto, esperamos que esta matéria possa lhe ajudar na hora de definir em qual CDB vai aplicar seus recursos.

Por ora, se você gostou deste conteúdo compartilhado pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo