Diário de S. Paulo

21/12/2017 - 18:42

Menos nove

Vai mal a conta do Palácio. O líder do PPS na Câmara, Arnaldo Jordy, afirmou que não votará a favor da reforma da Previdência. Embora a bancada do partido seja pequena na Casa, com nove deputados, a legenda decidiu fechar questão sobre a proposta. Vai punir parlamentares que votarem contra a orientação.

Campanha

Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) será candidato ao Senado numa dupla com o também senador Armando Monteiro Neto, do PTB.

Crise existencial

Ex-PFL, o DEM, nascido há poucos anos, pretende estrear novo nome em março.

Menos mal

O STJ, com 33 ministros, conseguiu feito inédito: diminuir o número de processos que tramitam na Corte. São quase 40 mil processos a menos em relação a 2016.

Na mira

Não é só no âmbito do STF que a reforma trabalhista será discutida. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) articula a criação de uma CPI para investigar demissões em massa em universidades privadas do país. E o que isso tem a ver com a reforma trabalhista? A universidade Estácio de Sá, só para citar um caso, demitiu mais de mil funcionários e há documentos em que a instituição afirma ter se baseado no texto aprovado pelo Congresso, que revogou itens da CLT. O Congresso não quer ter esse ônus.

Encruzilhada

O senador Cristovam Buarque (PP-DF) planeja se lançar ao Palácio do Planalto ou tentar a reeleição. No Twitter, tem se defendido de quem o chama de "golpista" por apoiar o impeachment de Dilma: "Posso ser golpista para você, mas não sou corrupto".

Sem amolação

Uma proposta da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) visa proibir as operadoras de telefonia de ligar mais de uma vez para o consumidor em alguns casos, como cancelamento de serviço. Será considerada prática abusiva e passiva de processo.

No vermelho

Os sindicatos que sustentam o Dieese dizem não ter mais verba para mantê-lo. Cobram, inclusive, dívida milionária do Ministério do Trabalho sobre pesquisas não pagas.

Reforma (do português)

Dia desses o site do Palácio do Planalto estampou "1 milhão e cem mil brasileiros conseguiu (sic) trabalho no último semestre". No Instagram do presidente Michel Temer apareceu um "países que compõe (sic) o Mercosul.."

Natal de Maluf

A Vara de Execuções Penais do DF mandou a Polícia Federal tranferir Paulo Maluf de São Paulo para Papuda. O advogado do deputado federal, Antonio Carlos de Almeida Castro, disse que "em Brasília, ele estará bem alojado até a definição da prisão domiciliar." Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), espera a notificação oficial da Justiça para uma decisão sobre o mandato do deputado.

Chute na canela

A co-fundadora do Blockchain Academy, Rosine Kadamani, disse em audiência pública que a Comissão Especial que discute regulamentação de moedas virtuais é um teatro patético. O presidente, Alexandre Valle (PR-RJ), é a favor da regulamentação e se diz surpreso com a proposta apresentada pelo relator, Expedito Netto (PSD - RO).

'Azeios'

Azul e Correios assinaram acordo para criação de uma nova empresa privada, que fornecerá serviço de gestão de logística integrada para transporte de cargas. A pretensão é ser a maior plataforma de logística para o comércio eletrônico do país.


Compartilhe:

SOBRE Leandro Mazzini

Começou no jornalismo em 1996. Passou por Jornal do Brasil, Correio do Brasil, Gazeta Mercantil, Agência Rio de Notícias entre outros. Assinou o Informe JB de 2007 a 2011. Foi colunista do JB e da Gazeta.