Agro

Unha de Gato: uma planta poderosa para fortalecer seu sistema imunológico!

Entenda o porquê de a planta fazer tanto sucesso na medicina alternativa

Belo Horizonte, 07 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Unha de gato é um tipo de planta medicinal originária da América do Sul, da Amazônia, mais especificamente. De nome científico é Uncaria tomentosa, é usada de modo alternativo como um remédio natural bom para várias condições de saúde.

A erva tem esse nome por causa da sua aparência. Seus espinhos têm o formato de garras. Outra curiosidade é que os indígenas consumiam o chá feito das raízes ou cascas, já as mulheres usavam o decocto de suas raízes, especialmente como um contraceptivo.

Para que é indicada a erva?

Unha de Gato: uma planta poderosa para fortalecer seu sistema imunológico!
Unha de Gato: uma planta poderosa para fortalecer seu sistema imunológico! – IStock

As propriedades medicinais da planta são atribuídas a muitos compostos químicos. Estes incluem taninos, alcaloides e flavonoides. Assim, entre as utilizações mais comuns da erva, o Diário SP lista como mais relevantes:

  • Suporte ao sistema imunológico – Acredita-se que a unha de gato ajude no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções e doenças;
  • Diminuição da inflamação – A erva tem propriedades anti-inflamatórias, sendo útil para diminuir a inflamação em várias partes do corpo;
  • Redução dos sintomas de artrite – Alguns estudos indicam que a unha de gato pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação em quem tem artrite;
  • Tratamento de infecções virais e bacterianas – Acredita-se que a planta tenha propriedades antivirais e antibacterianas, o que pode ajudar a combater infecções.

Quem não pode tomar unha de gato?

Embora a unha de gato seja uma planta medicinal amplamente utilizada, existem algumas precauções que devem ser observadas. Por exemplo:

  • Grávidas e lactantes – Não há estudos suficientes sobre a segurança do uso da planta durante a gravidez ou amamentação. Portanto, grávidas ou lactantes devem evitar tomar o chá dessa erva;
  • Quem toma medicamentos imunossupressores – A erva estimula o sistema imunológico, o que interfere na eficácia de medicamentos imunossupressores. Portanto, quem toma tais medicações devem evitar a infusão;
  • Quem passará por cirurgia – Tal planta afeta a coagulação do sangue, aumentando o risco de sangramento durante a cirurgia. Portanto, é recomendável interromper o uso por, pelo menos, duas semanas antes da cirurgia.

Como preparar o chá?

O chá de unha de gato é uma forma popular de consumir essa planta medicinal. Para prepará-lo, siga os seguintes passos:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa da erva seca ou 2 colheres de sopa da erva fresca;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Coloque a água em uma panela e leve-a ao fogo alto até ferver. Em seguida, adicione a unha de gato seca ou fresca na água fervente.

Abaixe o fogo para médio e deixe a mistura ferver por cerca de 20 minutos. Depois de 20 minutos, retire a panela do fogo e deixe o chá esfriar por alguns minutos.

Coe usando uma peneira ou coador para separar a planta medicinal da mistura líquida. Despeje o chá coado em uma caneca ou xícara e beba imediatamente.

O chá de unha de gato tem um sabor amargo e pode ser adoçado com mel, se desejar. A dose recomendada é de 1 a 2 xícaras de chá por dia.

É importante ressaltar que a planta não deve ser utilizada como substituta para tratamentos convencionais, como a medicina alopática. Antes de usar ervas medicinais, é fundamental consultar um médico especialista para obter a ajuda adequada.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo