Diário de S. Paulo

06/09/2017 - 20:11

Novidade_ Doria quer 'mudar' nome da GCM

A Guarda Civil Metropolitana terá seus veículos e uniformes com a identificação de "Polícia Municipal". O anúncio foi feito ontem pelo prefeito João Doria (PSDB) durante apresentação de dois veículos elétricos que foram doados pela iniciativa privada à instituição.

Os automóveis, que continham os novos adesivos, foram apresentados na sede da Prefeitura, no Centro. Outros dois doados por uma empresa chinesa serão entregues à GCM até o fim do ano.

Segundo o tucano, a frota receberá a roupagem "gradualmente". O objetivo é facilitar a comunicação. "Tem pessoas que não conseguem identificar o que quer dizer GCM. Isso é um fato. Brasileiros. Estrangeiros, então, não tem menor ideia do que seja. 'Polícia' você lê em qualquer idioma", explicou.

O secretário de Justiça Anderson Pomini declarou que a mudança traz "uma informação interessante de segurança ao cidadão" e que tem respaldo em um estudo feito pela pasta, "com base em uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal onde o Supremo reconheceu que a guarda exerce a atividade de polícia administrativa municipal".


Compartilhe: