Agro

Cultivar louro é mais fácil do que você imagina: dicas essenciais para iniciantes

Essa erva aromática faz milagres nos pratos, deixando-os muito mais saborosos

Belo Horizonte, 19 de maio de 2023, por Andréia Eliza de SouzaCultivar louro é algo bem simples que, se todos soubessem, iam ter às mãos uma erva incrível para incorporar na culinária. Usada como condimento culinário e, inclusive, incluída em algumas preparações farmacêuticas, é bastante conhecida em várias partes do mundo.

Os frutos da árvore também são usados, apesar de serem menos populares. Ademais, essa é uma planta que se caracteriza principalmente por causa do cheiro. Então, se tiver um espacinho em casa, cultivar louro não será problema, pelo contrário, será uma solução na sua cozinha.

Como cultivar louro

Seja em vaso ou em horta, o louro não precisa de cuidados excessivos. Assim, seguindo as dicas do Diário SP, será possível ter à disposição as propriedades benéficas e o aroma da planta.

Localização

Uma das coisas primordiais nesse cultivo é a luz do sol. O louro requer bastante, então, opte por um local que tenha meia-sombra apenas em uma parte do dia.

Rega

Por ser um tipo de planta seca, precisa da drenagem do sono eficaz. Do contrário, suas raízes apodrecerão se encharcadas. Então, cuidado ao molhar demais. Dê preferência para quando o solo estiver seco, apenas.

Solo

Como citamos, o solo deve ser bem drenado. Além disso, precisa ser adicionado adubo orgânico, mas líquido, para que o fato de cultivar louro não seja em vão.

Reprodução

Cultivar Louro é mais Fácil do que Você Imagina: Dicas Essenciais para Iniciantes
Cultivar Louro é mais Fácil do que Você Imagina: Dicas Essenciais para Iniciantes – Canva

A planta consegue se multiplicar seja por sementes ou por estacas, mas demora para que as raízes cresçam. Dessa forma, opte pelas mudas adquiridas em lojas de jardinagem, que já são preparadas para plantio. Com isso, será preciso apenas transplantar para um vaso grande com sistema de drenagem ou para a terra da sua horta.

Poda

A poda pode ser feita como desejar, uma vez que a espécie permite que isso seja feito. Você pode fazer uma poda piramidal ou cônica, do jeito que preferir.

Uso na culinária

Quando for usar como tempero, é melhor que sejam folhas frescas, mas as folhas podem ser secas também. Assim, armazene em vasilhames herméticos e use em ensopados, marinadas ou outras receitas.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo