Agro

Descubra os segredos para manter seu lírio da paz saudável e exuberante com essas dicas

Deixe sua planta ainda mais bonita em poucos passos

Belo Horizonte, 05 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O lírio da paz é uma planta bastante popular por conta da sua beleza, bem como da facilidade dos cuidados. Com o nome científico de Spathiphyllum, a espécie é apropriada para interior de residências, florescendo durante todo o ano.

Então, quem pretende ter um vaso com essa belíssima planta em casa, descobrirá os segredos nesta matéria que segue abaixo. Aliás, não se preocupe, pois não é nada mirabolante. São ações simples que deixarão seu lírio da paz mais vistoso do que nunca!

Os segredos básicos para cuidar do lírio da paz em casa

Descubra os segredos para manter seu lírio da paz saudável e exuberante com essas dicas
Descubra os segredos para manter seu lírio da paz saudável e exuberante com essas dicas – Adobe Stock

Conhecida pelas folhas brilhantes e verdes, assim como as flores brancas com formato de lança, a espécie é perene. Ela chega a durar por muitos anos, caso cuidada corretamente.

Então, veja as dicas que o Diário SP preparou e deixe sua casa ainda mais bonita com os vasos de lírio.

Escolha o local adequado

O lírio precisa da luz indireta se quiser que floresça. Dessa forma, é importante que se faça a escolha do local bem iluminado, mas evitando a luz solar direta. Isso porque ela pode queimar as folhagens da planta, prejudicando sua saúde. Portanto, o ideal é colocar perto de janelas que tenham cortinas.

Regue moderadamente

O lírio da paz tem que ser regado de forma irregular, mas sem exageros. A espécie prefere os solos úmidos, não encharcados. Então, regue seu lírio quando a camada de cima do solo se apresentar seca ao tocar. Isso ocorre, geralmente, entre 5 até 7 dias. Lembrando que não se deve deixar água parada nos pratinhos de drenagem, uma vez que causa danos para as raízes.

Mantenha a umidade

A planta prospera mais nos ambientes úmidos. A fim de ter mais umidade em torno da flor, coloque próximo do vaso, um vasilhame com água ou utilize um umidificador. Outra boa ideia é borrifar um pouco de água em suas flores e folhas regularmente, a fim de evitar que resseque.

Fertilize de tempos em tempos

Para que o lírio da paz se mantenha saudável, com o crescimento estimulado, é importante que haja fertilização regular. Utilize um fertilizante líquido apropriado para planta de interior de 2 em 2 meses quando estiver no verão ou primavera. Já no inverno e no outono, diminua a frequência das fertilizações para 4 em 4 meses.

Faça sempre algumas podas

O lírio cresce rapidamente, ficando desproporcional por muitas vezes. Assim, remova flores e folhas murchas ou mortas a fim de evitar que bactérias e fungos se acumulem. Apare também as pontinhas das folhas para a manutenção do tamanho adequado e para a estimulação do crescimento.

Evite as temperaturas extremas

O lírio gosta das temperaturas moderadas, que ficam entre 18°C até 24°C. Dessa forma, evite colocá-lo em correntes fortes de ar, bem como em fontes intensas de calor. Além do mais, certifique-se de que a planta não seja exposta a temperaturas menores que 10°C. Isso certamente danificará flores e folhas.

Monitore doenças e pragas

O lírio da paz é resistente a doenças e pragas na maioria das vezes, mas, mesmo assim, é importante monitorar de tempos em tempos. Folhas murchas ou amareladas geralmente indicam a presença das cochonilhas e ácaros. Então, caso note algum problema, use inseticida natural ou sabão inseticida de forma que controle a infestação.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo