Notícias

Eleições: Lula com 52% e Bolsonaro com 48% estão empatados tecnicamente no 2º turno das eleições, diz Datafolha

São José dos Campos-SP, 29 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva tem 52% dos votos válidos contra 48% de Jair Bolsonaro na pesquisa Datafolha para o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Os dados foram divulgados pelo instituto na tarde deste sábado (29), um dia antes da votação oficial.

Desta maneira, como a margem de erros da pesquisa das eleições é de dois pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Assim, a expectativa é de mais uma disputa apertada pela vitória.

As eleições deste domingo (30) acontecem em todas as cidades do país e os horários são sempre das 8h às 17h. No entanto, vale o horário de Brasília, ou seja, em alguns estados os eleitores poderão ir à urna mais cedo, às 7h, por conta do fuso horário.

Agora, quem vencer o pleito deste final de semana vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2023, com um mandato de quatro anos. Se estiver no primeiro mandato, vai poder concorrer à reeleição, conforme diz a lei eleitoral. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos totais das eleições

Os votos válidos desconsideram brancos e nulos nas eleições. Inclusive, é esse dado que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) usa para fazer valer o resultado final da votação, tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Contudo, o Datafolha também divulgou o resultado das intenções de votos totais no segundo turno das eleições presidenciais. Neste caso, Lula está com 49% das intenções, contra 45% de Bolsonaro, ou seja, também em empate técnico.

Eleições: Lula com 52% e Bolsonaro com 48% estão empatados tecnicamente no 2º turno das eleições, diz Datafolha. Foto: Canva
Eleições: Lula com 52% e Bolsonaro com 48% estão empatados tecnicamente no 2º turno das eleições, diz Datafolha. Foto: Canva

Além disso, outros 4% dos eleitores disseram que vão votar em branco ou nulo neste domingo. Enquanto isso, outros 2% dos eleitores, não sabem ou não responderam.

Ainda neste final de semana, o Brasil terá eleições para governador em 12 estados que não elegeram seus representantes no primeiro turno. Ainda terá junto eleição para prefeito em oito cidades.

No entanto, esse caso é por conta dos prefeitos que perderam os seus cargos, junto com os vices, por irregularidades. Assim, os novos prefeitos assumem dia 1º de janeiro e ficam no cargo por dois anos, até a eleição municipal regular de 2024.

Segundo turno no Brasil

Atualmente, o Brasil tem segundo turno desde 1989, quando o presidente Fernando Collor de Mello se elegeu em disputa também com Lula. Na época, também foi a primeira eleição presidencial direta após a redemocratização e contou com diversos candidatos, inclusive o apresentador Silvio Santos, que acabou impugnado por entrar durante o pleito.

Caso um candidato tenha 50% dos votos válidos mais um durante o primeiro turno, se elege direto, sem precisar do segundo turno. Caso contrário, os dois melhores continuam a disputa nas eleições.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo