Diário de S. Paulo

23/08/2017 - 17:42

Prefeitura lança aplicativo contra o crack

Ferramenta já está disponível para download nas lojas on-line de celulares. População terá acesso a informações do programa Redenção

Por: Alex Pinheiro
[email protected]

Foto: Reprodução/TV Globo

O prefeito João Doria (PSDB) lançou, nesta quarta-feira (23), um aplicativo do projeto Redenção, que aborda as ações integradas no combate às drogas na Cracolândia, região central. Um dos objetivos é fornecer transparência e acesso às informações sobre o programa, diz a gestão tucana.

A nova ferramenta servirá como apoio para os agentes da Prefeitura que atuam principalmente na Luz, com mapas e localizações de equipamentos de saúde, assistência social, além de uma lista com nomes de pessoas desaparecidas e que estão em banco de dados da administração.

Para o diretor da Fábrica de Aplicativos, Hugo Yang, responsável pelo desenvolvimento e doação do projeto, os agentes que estão na iniciativa são o público alvo da iniciativa, e não os dependentes químicos.

"Na condição de moradores de rua e de dependência química, estas pessoas têm um acesso restrito a celulares com internet", explicou Yang. Conforme a Prefeitura, não houve custo para os cofres públicos para o desenvolvimento da tecnologia.

Balanços periódicos divulgados pela Prefeitura estarão disponíveis dentro da plataforma digital. A população ainda pode acompanhar as principais diretrizes do programa Redenção, entre elas, como tratar o paciente com dependência de forma integral, durante e após a desintoxicação, além da disponibilidade das equipes de acolhimento.

Sobre o banco de dados de desaparecidos na Cracolândia, o aplicativo fornece informações como data do sumiço e características físicas da pessoa. Um telefone de contato também está disponível em caso de identificação.

MÃES DA LUZ/ O Projeto Mães da Luz, que oferece informações e encaminhamentos para outras políticas públicas a familiares de dependentes químicos, também ganhou espaço de destaque na plataforma.

"Com o aplicativo o projeto vai seguindo a sua trajetória e ampliando o seu campo de atuação", disse o prefeito João Doria.

O download é gratuito.


Compartilhe: