Auxilio Brasil

PIX Caminhoneiro: termina hoje 28/11 o prazo para inscrição

Belo Horizonte, segunda-feira, 28 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Para a última remessa do Pix Caminhoneiro, os transportadores autônomos de carga ainda podem apresentar uma auto declaração.

A última parcela do “Pix Caminhoneiro” já tem data marcada. A distribuição está prevista para acontecer no dia 10 de dezembro, e os motoristas autônomos que ainda não aderiram ao programa têm até esta sexta-feira, dia 28 de dezembro, para solicitar o benefício. Para maiores detalhes, confira esta matéria do nosso Blog.

Quais são as pessoas que podem receber o PIX Caminhoneiro?

Abaixo, confira quem tem direito ao benefício:

  • Transportadores autônomos de cargas com a situação cadastral “Ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C);
  • Profissionais com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e CPF válidos;
  • Quem estiver com situação cadastral “pendente” ou “suspenso” poderá regularizar o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres e se habilitar para ter direito ao benefício.

Porém, é fundamental ressaltar que o pagamento do benefício ocorrerá independentemente da validação da compra do óleo diesel. Além disso, o pagamento do benefício deve ser feito de forma proporcional ao número de veículos que cada funcionário possui.

Como fazer a solicitação do Pix Caminhoneiro?

É necessário preencher a auto declaração do Termo de Cadastro – TAC para receber o benefício no valor de até R$ 1 mil. O próximo passo é o interessado fazer a solicitação, lembrando que a auto declaração pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site Emprega Brasil.

Como movimentar o benefício pelo app do Caixa Tem?

Primeiramente, é importante ressaltar que o pagamento do benefício é feito por meio do Caixa Tem. Por conta disso, tudo fica a cargo do governo federal, e o entregador não é obrigado a apresentar nenhum tipo de documento. Veja abaixo os passos para movimentação do benefício pelo aplicativo:

Passo a passo no aplicativo

  1. Instale o aplicativo “Caixa Tem” no seu celular (Android e iOS);
  2. Informe o seu CPF e crie uma senha (se ainda não tiver);
  3. Na sequência, informe o número do seu telefone para que o sistema envie um código por SMS para confirmar sua identificação;
  4. Ao fornecer o código enviado, abra novamente o aplicativo e digite o seu CPF e senha;
  5. Na página inicial, clique na opção “Extrato”;
  6. Caso você já tenha recebido o auxílio, aparecerão duas parcelas de R$ 1.000. Elas estão descritas como “BEN TAC 1” e “BEN TAC 2”.
  7. Para fazer o saque do Pix Caminhoneiro, vá na opção “Saque sem cartão”;
  8. Na página seguinte, selecione “Gerar código para saque”;
  9. Em seguida, vá em “Gerar código de saque” e digite a senha do aplicativo;
  10. Feito isto, aparecerá o código, que tem validade de uma hora. Neste meio tempo, você terá que se dirigir a um caixa eletrônico, unidade lotérica ou em um correspondente Caixa Aqui;
  11. Caso escolha o terminal de autoatendimento, clique no botão “Entra” do teclado;
  12. Para finalizar, toque em “Saque Caixa Tem” e informe o código gerado no aplicativo para sacar o benefício.

Possibilidade de transferência no app

Além disso, é possível transferir valores usando o Caixa Tem, até mesmo via Pix. O procedimento é comparável a qualquer outro em outras instituições financeiras. A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo do G1 de hoje, 28/11, clicando aqui.

PIX Caminhoneiro: termina hoje 28/11 o prazo para inscrição
PIX Caminhoneiro: termina hoje 28/11 o prazo para inscrição – G1

Por fim, o PIX caminhoneiro é mais um benefício do governo federal para auxiliar os motoristas quanto aos gastos com combustível que está muito caro no Brasil. Portanto, se você conhece algum caminhoneiro compartilhe esta matéria para que possam se inteirar das notícias importantes para eles. Por ora, se você gostou deste conteúdo preparado pelo site Diário Superpix, deixe se comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo