Diário de S. Paulo

16/08/2017 - 15:13

Com música e drama, 'João, o Maestro' emociona

Como um bom musical, filme conta os momentos mais importantes da vida de João Carlos, pianista que perdeu os movimentos das mãos após enfrentar problemas de saúde

Por: Bárbara Saryne
[email protected]

Foto:

A dedicação de João Carlos Martins à música é contada de forma leve e poética em "João, o Maestro", longa que estreia esta semana. O filme passa pela infância do pianista considerado um prodígio ao tocar o instrumento, mostra seus momentos de glória ao se apresentar em países da Europa e América do Sul, e aborda os conflitos causados por um problema de saúde, sem deixar, é claro, de apresentar o modo como ele se reinventou para voltar aos palcos na função de maestro.

No longa, Alexandre Nero convence ao interpretar o músico. A performance dele, inclusive, emocionou João Carlos, que, ao DIÁRIO, disse que Nero se destacou muito e agora já pode ser um profissional da área. "Ficou perfeito. O Alexandre é muito esforçado, trabalha com alegria e fica atento aos mínimos detalhes", elogia. "O Nero pegou trejeitos meus, observou a forma como eu falo e até o jeito de sentar", completa.

Por causa dos cortes, o filme não aborda algumas fases da vida de João, que já brinca com a possibilidade de fazer uma sequência para os cinemas. "A minha vida é tipo um trem fantasma, a cada curva se toma um susto. No longa não apareceu o meu trabalho social, mas isso já pode ser tema para 'O Maestro 2' (risos)", diverte-se.

Feliz com o resultado da sincronização do som - todas as músicas tocadas no filme foram gravadas por João Carlos - o maestro celebra a democratização da música clássica e a chance de realizar a sua missão, que é a de emocionar e inspirar o grande público que o acompanha.

"É a primeira vez no Brasil que um filme mistura o drama com a alegria sendo uma espécie de musical. Minha missão sempre foi causar emoção nas pessoas e o Mauro Lima (diretor) disse que essa também é a dele. Acho que por isso deu tudo tão certo", avalia o dono de uma verdadeira história de superação.

Confira o trailer:


Compartilhe: