Dinheiro

Mutirão Nacional para Renegociação de Dívidas vai só até a próxima quarta-feira, 30; confira

São José do Rio Preto, 25 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – O Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas, promovido pelo Banco Central, acaba na próxima semana. O cidadão deve ficar atento para não perder essa ótima oportunidade de negociação. Afinal, não é sempre que é possível renegociar uma dívida com bancos com condições especiais.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa notícia que interessa a milhares de consumidores. Sobretudo, aqueles que possuem algum tipo de dívida com bancos e financeiras. A ação é uma parceria do BC com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e dos Procons.

Quem pode participar do Mutirão Nacional?

A princípio, podem participar do Mutirão Nacional todos os consumidores que possuem algum tipo de pendência com bancos ou instituições financeiras. Como, por exemplo, as dívidas com cartão de crédito, nas modalidades de empréstimos pessoais ou mesmo no cheque especial. Porém, não pode haver bens dados como garantia como nos casos de financiamentos.

De acordo com a Febraban, as instituições que participam da ação estão oferecendo descontos especiais e parcelamentos. Além disso, o consumidor terá acesso á taxas de juros diferenciadas das que são oferecidas normalmente no mercado. Conforme destacado no artigo publicado em 1 de novembro, no Portal G1.

Mutirão Nacional para Renegociação de Dívidas vai só até a próxima quarta-feira, 30; confira - Reprodução G1
Mutirão Nacional para Renegociação de Dívidas vai só até a próxima quarta-feira, 30; confira – Reprodução G1

Como participar do Mutirão Nacional de renegociação de dívidas?

Para o devedor, que estiver interessado em participar do Mutirão Nacional, está disponível uma página exclusiva dessa ação, no www.consumidor.gov.br. Onde é possível acessar a plataforma Registrato do Banco Central. Ou seja, acessar o sistema nacional onde constam os registros de todos os devedores e suas respectivas pendências financeiras.

Também é possível que o consumidor contate diretamente a instituição financeira em que possui uma ou mais pendências para negociar. Apresentando uma proposta de renegociação que será analisada pelo banco credor e respondida em até dez dias. Contudo, quem está muito endividado tem que solicitar tratamento especial previsto em Lei.

Esse tipo de Mutirão Nacional de renegociação funciona mesmo?

O Mutirão Nacional para renegociar dívidas é muito aguardado pelos consumidores o ano todo e apreciado pelo comércio. Já que ele permite a inclusão de milhares de cidadãos novamente no mercado, o que é bom para economia do país. Nos últimos dois anos, mais de 20 milhões de contratos foram renegociados com volumes financeiros superiores a R$ 1 trilhão.

Como resultado, somente na edição mais recente realizada em março desse ano, que durou 25 dias, cerca de 1,7 milhão de pendências foram renegociadas. Enfim, é uma ação que beneficia toda a sociedade e é ótima para o aquecimento da economia. Mas o consumidor tem que se atentar para não exagerar nas promoções de fim de ano e se endividar novamente.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo