Diário de S. Paulo

14/07/2017 - 17:58

Mais maduro, Xande de Pilares lança novo disco

Xande revelou que sua postura é o principal diferencial entre 'Esse Menino Sou Eu' e o primeiro álbum

Por: Giovanni Oliveira
[email protected]

Foto: Divulgação

Um dos principais nomes do samba brasileiro, o cantor Xande de Pilares lançou no início do mês seu segundo disco solo, "Esse Menino Sou Eu". Em entrevista ao DIÁRIO, Xande revelou que sua postura é o principal diferencial entre este e o primeiro álbum, "Perseverança" (2014).

"Tô mais tranquilo, mais amadurecido, sem medo, mais à vontade. No primeiro estava mais apreensivo, mas confiava no produtor e na sua qualidade", disse. "Tô de óculos na capa (do CD), do jeito que eu gosto, com um sorriso no rosto", completou.

Nas 17 faixas que compõem o repertório do disco, Xande canta sua história e os traços de sua personalidade. Passando pela infância humilde mas sonhadora com a canção "Esse Menino Sou Eu", o amor pela mãe Maura Helena na canção "Mãe", que conta com os vocais dela, até seu lado religioso em "Eu Sou de Jorge", com participação do cantor e compositor André Renato.

Em produção desde o ano passado, Xande garante que a sonoridade do disco continua a mesma que ele planejou inicialmente. "Sou um cara muito chato nessa coisa de levar um trabalho para dentro da casa de alguém", contou. O músico disse ainda que esteve mais envolvido no desenvolvimento deste álbum do que no primeiro.

PRESSÃO / Mesmo com mais de 20 anos de carreira, o frio na barriga ainda é presente. "Se entre um show e outro eu fico assim, imagina entre um álbum e outro?", falou em tom bem-humorado.

Xande sente que neste momento a responsabilidade e a cobrança são maiores, pois está sozinho no palco e precisa preenchê-lo. Além disso, a ausência do cavaquinho, seu parceiro desde o Grupo Revelação, é questionada por parte do público, mas o cantor quer mostrar que não se resume apenas a isso. "Eu não tinha cavaquinho na barriga da minha mãe", brincou.

Com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, ele não se sente pressionado pela exigência do mundo digital por hits e visualizações. "Fico esperando minha hora", afirmou confiante.

Para o futuro, o cantor planeja gravar o DVD do novo álbum no próximo ano. "Vou gravar num lugar bacana onde comecei minha carreira. Na quadra da Salgueiro", revelou. O show encontra-se em fase de produção.


Compartilhe: