Diário de S. Paulo

15/07/2017 - 14:53

Marcelo Melo faz história em Wimbledon

Duplista é o primeiro tenista masculino brasileiro a conquistar o título inglês. Neste domingo (16), Federer joga pelo oitavo troféu individual

Por: Diário SP
[email protected]

Foto:

Marcelo Melo entrou para a história do tênis brasileiro, neste sábado (15), em Londres. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, ele faturou o título de duplas do Torneio de Wimbledon e se tornou o primeiro representante do tênis masculino do país a vencer o Grand Slam. Foram 4h41 minutos de uma intensa disputa da dupla contra o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic. Após parcial de desempate acirrado, Melo e Kubot selaram a vitória por 3 sets a 2, parciais de 5/7, 7/5, 7/6(8-2), 3/6 e 13/11.

Antes de Melo, somente a brasileira Maria Esther Bueno havia conquistado título em Wimbledon - três troféus no torneio simples, em 1959, 1960 e 1964, e outros cinco nas duplas, em 1958, 1960, 1963, 1965 e 1966.

"Não tenho palavras para descrever o sentimento depois desse jogo. Eu ainda vou precisar de um tempo para assimilar esse grande feito. É aproveitar o momento agora, curtir o máximo", comemorou Melo. "Meu sonho sempre foi conquistar um Grand Slam e, especialmente, Wimbledon. Sempre falei isso. Todos os anos , meu foco era vir e ganhar aqui. Desde pequeno eu sonhei". Este é o segundo Grand Slam do mineiro. Há dois anos, Melo já tinha ocupado o lugar mais alto no pódio em Roland Garros.

Na final feminina, a espanhola Garbine Muguruza faturou o primeiro título de Grand Slam ao vencer a americana Venus Williams, por 2 sets a 0. A tenista europeia teve dificuldade para vencer o primeiro set (7/5), mas aplicou um pneu (6/0) na ex-número 1 do mundo para selar a conquista.

Neste domingo, às 10h, o suíço Roger Federer enfrenta o croata Marin Cilic na final masculina. Aos 35 anos, Federer busca o oitavo título do torneio. Já seu adversário nunca havia passado das quartas de final.


Compartilhe: