Diário de S. Paulo

12/07/2017 - 15:43

Carros elétricos já conquistam o público

Embora ainda baixo, o volume de vendas dos híbridos e elétricos vendidos no Brasil dobrou neste ano, com 1.184 modelos emplacados até agora

Por: Por iG São Paulo
@diariosp.com.br

Foto: Divulgação

Baixa autonomia, altos custos, problemas de infraestrutura, desafios logísticos e de engenharia. Desde o final do século 20, montadoras tradicionais, fornecedores e novos fabricantes vêm fazendo uma corrida de obstáculos para viabilizar os carros elétricos ou híbridos. No meio do caminho veio a revolução digital, o conceito de carro autônomo, e tudo vem se conectando de maneira impressionante.

Leia mais:

Novo Land Rover Discovery já chegou

Sucesso na Europa chega ao Brasil

O Brasil ainda engatinha na eletrificação da frota. Mas aos poucos a presença deles vai aumentando. No primeiro semestre foram emplacados 1.184 modelos híbridos ou elétricos, o que já é mais que todo o volume do ano passado (1.091). A Toyota lidera esse nicho de mercado com o híbrido Prius, que teve 850 unidades vendidas, muitos para taxistas.

Mesmo com atraso em relação aos mercados mais tradicionais, a globalização forçará o Brasil a entrar na corrente dos carros elétricos. Especialistas tentam calcular em que momento da próxima década o volume de carros desse tipo será grande o suficiente para gerar economia de escala. Esse será o ponto de virada global, que já começou pelos modelos premium, como Tesla e Volvo, e que fatalmente chegará aos mais populares.


Compartilhe: