Diário de S. Paulo

06/06/2017 - 17:53

Remake de 'A Múmia' inicia universo de monstros clássicos

No longa, arqueólogos liberam criatura que busca vingança

Por: Luciano Guaraldo
Especial para o DIÁRIO

Foto:

Na década de 1920, ainda nos primórdios da indústria cinematográfica, a Universal construiu um verdadeiro império em cima de monstros como Drácula, Frankenstein, o Lobisomem, o Homem Invisível e a Múmia. Os filmes, que iam do terror à comédia, fizeram tanto sucesso que continuaram em produção até 1960.

Leia mais:

Pelo fim das guerras, princesa se torna 'Mulher Maravilha'

Perversão nas relações familiares em 'Neve Negra'

Agora, a distribuidora pretende resgatar a fama de seus monstros com a franquia Dark Universe, que tem início com "A Múmia", estreia da semana nos cinemas brasileiros - exatos 85 anos depois da primeira aparição da personagem nas telonas.

A história começa com o explorador Nick Morton (Tom Cruise) trabalhando com a arqueóloga Jenny Halsey (Annabelle Wallis, de Rei Arthur) e sua equipe em uma escavação no Egito. Eles encontram um sarcófago e decidem transportá-lo para o Museu de História Natural, em Londres.

É aí que as coisas começam a dar errado: no voo de volta para casa, a equipe é atacada por uma revoada de pássaros que derrubam a aeronave. Nick consegue salvar Jenny dando um paraquedas para ela, mas despenca com o avião e, para todos os efeitos, morre.

Mas o explorador acorda no necrotério e, confuso com os acontecimentos, vai procurar respostas com o doutor Henry Jekyll, vivido por Russell Crowe e mais conhecido por protagonizar a história de "O Médico e o Monstro".

Jekyll, então, explica a Morton a história do sarcófago: no Egito Antigo, Ahmanet (Sofia Boutella, de Star Trek: Sem Fronteiras e Kingsman: Serviço Secreto) era a filha do faraó, escolhida para liderar os egípcios após a morte dele. Mas sua sede por poder era tão grande que Ahmanet não pôde esperar: após se envolver com magia negra, ela mata o próprio pai.

Para contê-la, os egípcios a transformaram em múmia, prenderam-na no sarcófago e a enterraram nas areias do deserto, para que nunca fosse solta... Isso é, até a equipe de Morton e Jenny a desenterrarem. Com milênios de raiva acumulada, Ahmanet decide destruir o mundo contemporâneo para finalmente clamar de volta o império que seria seu por direito.

Caberá a Nick Morton, agora, consertar o erro que cometeu ao liberar a múmia de seu túmulo eterno antes que o mundo seja transformado em pó.

Confira o trailer:

Aposta arriscada

 

Antes mesmo de saber se A Múmia será um sucesso, a Universal já faz planos ambiciosos para sua franquia de monstros. Em fevereiro de 2019, será lançado A Noiva de Frankenstein, com Javier Bardem na pele do monstro criado com partes de diferentes cadáveres. Johnny Depp também já está contratado para interpretar o Homem Invisível em um dos próximos filmes.

Para todos os gostos

O Dark Universe também terá filmes com o Monstro da Lagoa Negra, Lobisomem e Van Helsing (o caçador do vampiro Drácula). Há ainda projetos estrelando o Corcunda de Notre Dame e o Fantasma da Ópera. A ideia é criar um universo compartilhado, como a Marvel e a DC fazem com seus super-heróis.


Compartilhe: