Alerta

Seguro defeso: saiba como pedir durante o período

Você sabia que o seguro defeso é um benefício concedido pelo governo federal para pescadores artesanais durante o período de reprodução dos peixes? É isso mesmo! E se você é um pescador e quer saber como pedir esse benefício, continue lendo este artigo.

O que é seguro defeso?

O seguro defeso é uma assistência financeira concedida aos pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca, que acontece todos os anos para a preservação das espécies. Durante esse período, o pescador fica impedido de exercer sua atividade e, por isso, recebe um salário mínimo mensal como forma de compensação.

Como pedir o seguro defeso?

Para solicitar o seguro defeso, é necessário estar inscrito no Registro Geral da Pesca (RGP) e comprovar a sua atividade de pescador artesanal. Além disso, é preciso apresentar alguns documentos, como:

RG e CPF;
Comprovante de residência;
Carteira de pescador profissional;
Comprovante de inscrição no RGP;
Comprovante de recolhimento da contribuição sindical.
Com esses documentos em mãos, o pescador deve procurar o sindicato de pescadores da região ou a Colônia de Pescadores para dar entrada no pedido do benefício.

Veja mais sobre o assunto no site do Diariosp.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo