Diário de S. Paulo

18/04/2017 - 16:21

Encontro inusitado deu início à dupla Kleo Dibah & Rafael

Um encontro inusitado entre Kleo Dibah e Rafael deu início à dupla sertaneja, que agora se une a grandes ícones da música em DVD

Foto: REUTERS/Divulgação

Bárbara Saryne

[email protected]

Para Kleo Dibah e Rafael, lidar com o palco e o assédio das fãs não é mais uma novidade. Recentemente, inclusive, a dupla lançou o segundo DVD da carreira, o "Bem Vindo ao Clube", que contou com participações especiais como as de Henrique e Juliano, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano e Maiara e Maraisa.

Leia mais:

Marcos e Emilly se emocionaram na delegacia

Anitta estreia em nova temporada no Multishow

Estar ao lado de grandes estrelas do sertanejo universitário, em um "encontro explosivo", foi um salto na vida musical dos jovens, que já estão acostumados com encontros que podem mudar tudo de uma hora para a outra.

"Eu e o Rafael nos conhecemos em uma escola de música. O Rafael era mais ligado ao rock, tanto que chegou a fazer parte de uma banda deste estilo. Mas eu sempre gostei e me identifiquei com o sertanejo", conta Kleo.

Em 2009, já cansado de seguir carreira solo, Dibah concluiu que seria melhor ter o apoio de um companheiro e resolveu unir o útil ao agradável. "Eu e o Rafael já éramos amigos, nos dávamos bem e seria mais fácil trabalharmos juntos. Conversei com ele e fiz a proposta. No começo, percebi uma certa resistência, mas mesmo assim ele topou e hoje já posso dizer que curte 'sertanejar' (risos)", explica.

A junção dos estilos fez toda a diferença nos álbuns da dupla. Enquanto Kleo gosta muito de escrever as letras e se preocupa com a essência do sertanejo, Rafael faz questão de marcar presença com sua guitarra, compondo um estilo inconfundível, com características vindas do rock, blues e country.

"Isso acabou se tornando uma das nossas marcas", celebra Kleo, ao comentar que ambos fazem a primeira e a segunda vozes nos shows. Ao contrário do que muitos imaginam, inclusive, as apresentações da dupla não se limitam ao território brasileiro: os músicos já tocaram em Londres, Bruxelas e Lisboa.

E, embora estejam preparados para mais shows internacionais e comemorem a boa fase, eles surpreendem ao reconhecer que o momento do sertanejo é todo das mulheres. "Chegou a hora delas. As mulheres precisavam dessa representatividade, precisavam de letras que gerassem identificação. Dou todo o meu apoio", afirma Kleo, feliz por dividir o palco com cantoras que estão marcando essa "nova era" do sertanejo.

"Marília Mendonça e Maiara e Maraisa são as principais referências quando se fala de mulheres na música sertaneja. Elas são ótimas e nós ficamos muito felizes de tê-las em nosso DVD. Agora estamos muito amigos", conta o músico, ao declarar que, para eles, não existe rivalidade no meio. "Quanto mais a gente se unir, melhor para a gente e para o público que gosta do estilo", finaliza Kleo, pronto para novas parcerias.


Compartilhe: