Receitas

Bacalhau: confira algumas dicas incríveis para aproveitar as sobras da ceia da Semana Santa

São José dos Campos-SP, domingo, 9 de abril de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A Semana Santa e a Páscoa acabaram, mas em muitas casas ainda sobrou um pouco de bacalhau. Assim, por ser um peixe caro e nobre, o ideal é não jogar o resto no lixo.

Afinal de contas, podemos reaproveitar e fazer outras receitas. Assim, neste post, vamos falar um pouco sobre o que é possível fazer com o bacalhau que sobrou após as festas.

Dicas para evitar o desperdício do bacalhau

Bacalhau: confira algumas dicas incríveis para aproveitar as sobras da ceia da Semana Santa. Foto: Pixabay
Bacalhau: confira algumas dicas incríveis para aproveitar as sobras da ceia da Semana Santa. Foto: Pixabay

Primeiramente, a ideia desse post não é ensinar uma receita passo a passo do que fazer com a sobra do bacalhau. Assim, o propósito é mostrar algumas sugestões do que fazer para reaproveitar.

Então, uma dessas dicas das mais interessantes é fazer o bolinho de bacalhau. Desta maneira, vamos poder aproveitar essa sobra para algo dos mais saborosos.

Neste caso, ainda poderá adicionar purê de batata, ovos, temperos e farinha às sobras de bacalhau para formar pequenas bolinhas que podem ser fritas. Desta maneira, vamos poder servir como aperitivos ou acompanhamentos. Vai ficar uma delícia.

Depois, se preferir, também poderá preparar uma salada. Neste caso, deve desfiar o peixe em pedaços menores e misturar com tomate, cebola, azeitonas, azeite, vinagre e temperos de sua preferência. Assim, vai conseguir ter essa salada saborosa para acompanhar o almoço.

Agora, também podemos fazer um refogado. Neste caso, deve cozinhar a sobra de bacalhau com cebola, alho, tomate e pimentão em uma panela com azeite.

Em seguida, vai precisar adicionar outros legumes, como batata ou abobrinha, para criar um prato principal saboroso. Logo, terá uma receita das mais agradáveis para o seu almoço ou janta pós-Semana Santa.

Gratinado é boa opção

Mas, também temos outra dica valiosa, que é preparar um gratinado. Para isso, vai misturar as sobras do peixe com batatas e creme de leite em uma assadeira.

Então, vai cobrir com queijo ralado e levar ao forno para gratinar. Assim, vai ter a sua receita pronta com essa delícia.

Uma reportagem do portal de notícias Uol, no dia 12 de abril de 2020, mostra mais algumas dicas sobre como reaproveitar o bacalhau. Inclusive, reforça algumas dicas citadas aqui neste post para valorizar melhor esse peixe que muitas vezes ficam fora do orçamento de boa parte das famílias brasileiras por conta do preço.

Por fim, essas são apenas algumas ideias, mas as opções são muitas e vão depender da sua criatividade e preferência culinária. Inclusive, o blogue DiarioSP, que sempre traz algumas dicas de assuntos diversos, lembra que devemos sempre armazenar adequadamente as sobras de bacalhau na geladeira. Então, também devemos consumi-las dentro de dois dias. Caso contrário, vai estragar e não vai mais ter o proveito necessário.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo