Dinheiro

Golpes e fraudes na internet; confira como evitar o golpe do carro roubado

Paraipaba, 30 de setembro, por Nonato Vieira ― As facilidades que a internet proporciona alimenta a prática da comodidade entre as pessoas. Como resultado, elas deixam de conferir alguns detalhes na hora de fazer negócios online. Por isso, os golpes e fraudes na internet sempre encontram novas vítimas, ainda que sejam velhos golpes. Assim, entre as diversas categorias de estelionato online, o golpe do carro roubado se destaca.

Certamente que se as pessoas fossem mais precavidas e pensassem menos no ganho fácil, os golpistas não seriam tão bem-sucedidos. Com efeito, a maioria dos golpes se utiliza do gatilho da urgência, uma técnica da publicidade que faz a pessoa comprar algo antes que a oferta acabe.

A venda de carros roubados é apenas um dos muitos golpes e fraudes na internet

No início deste mês, conforme matéria do Uol, em setembro desse ano, a polícia desmanchou uma quadrilha que já havia vendido mais de cem carros roubados em São Paulo. Um número bem alto, considerando-se o valor do objeto e a burocracia para legalizar o mesmo.

Fica até difícil de imaginar a quantidade para o país inteiro, embora São Paulo concentre a maioria dos casos. O procedimento mais comum é a falsificação dos documentos, que os ladrões enviam às vítimas das fraudes.

Contudo, o baixo preço do veículo também é comum. Aliás, o preço reduzido é a principal isca para atrair os incautos que caem nos golpes e fraudes na internet, não apenas de automóveis, mas de muitos outros.

Golpes e fraudes na internet; confira o golpe do carro roubado - fonte, Uol
Golpes e fraudes na internet; confira o golpe do carro roubado – fonte, Uol

Como agem os bandidos

A forma de agir dos estelionatários é bastante conhecida dos serviços de segurança, apesar de haver constantes, mas pequenas, variações nos métodos. O meio mais comum é a clonagem dos dados de um veículo, com a respectiva falsificação da documentação. Assim, essa documentação com dados reais vai acompanhar um veículo roubado.

Por outro lado, muitas quadrilhas atacam visando apenas um sinal em dinheiro para garantir o negócio. O valor do golpe é menor, mas nem é necessário ter um veículo para aplicar o golpe. Assim sendo, os golpistas usam anúncios reais, que vendedores verdadeiros publicaram, baixam o preço para despertar o desejo e exigem um sinal para garantir o menor preço.

Formas de evitar o prejuízo

Decerto que o bom senso não recomenda comprar um veículo usado pela internet, sob pena de cair em um dos muitos golpes e fraudes na internet. Além de ser um bem de valor elevado, o ideal é que o comprador faça uma avaliação no próprio carro, e não apenas em uma imagem do mesmo.

Entretanto, pode-se usar a rede para fazer, tanto a pesquisa, quanto os primeiros contatos com o vendedor. Quanto ao pagamento, o comprador jamais deve fazê-lo antes da verificação da procedência do veículo, quantidade de multas, situação do veículo junto aos bancos para saber se o mesmo tem alienação, e outras providências.

Essas medidas são obrigatórias para que você possa realizar uma vistoria antes de transferir o veículo, assim como para evitar que você se torne mais uma vítima dos golpes e fraudes na internet.

Por fim, o Diário Super Pix sempre publica artigos de interesse público sobre direitos do cidadão e formas de evitar fraudes, entre outros. Navegue e informe-se.

Nonato Vieira

Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequena propriedade em Paraipaba, litoral oeste do Ceará. Apaixonado por leitura desde a infância, de tanto ler comecei a escrever cedo e não pretendo parar enquanto neste mundo estiver. Por ter nascido em família de poucos recursos tive poucas oportunidades de estudo, uma vez que tinha mesmo era que trabalhar. Desempenhei diversas funções administrativas em várias empresas no Ceara, Piauí e Tocantins por mais de 40 anos. Ciente de que o conhecimento abre portas me tornei um autodidata, pois assim poderia me dedicar com exclusividade aos assuntos de meu interesse, e na hora que fosse possível. Estudo matemática, geometria, cosmogênese, filosofia, história, ufologia, religiões e língua portuguesa. Além disso, escrevo literatura de cordel, poesia e textos diversos, mas também jogo xadrez e assisto filmes, quando encontro um de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo