Dinheiro

Ibovespa: como as notícias influenciam no preço da bolsa brasileira? Ações operam hoje em queda

São José dos Campos-SP, 6 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Ibovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo, flutua conforme o mercado. Assim, as notícias influenciam no preço da bolsa brasileira e a B3 tanto pode subir muito quanto cair muito durante o dia.

Tanto é que, nesta terça-feira (6), a Ibovespa opera com queda. Isso tudo por conta de uma declaração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Então, por volta das 15h, a bolsa operava em baixa de 2,05%.

Ibovespa: como as notícias influenciam no preço da bolsa brasileira? Ações operam hoje em queda
Ibovespa: como as notícias influenciam no preço da bolsa brasileira? Ações operam hoje em queda

 

Assim, um dia antes, Campos Neto disse que não pensa em baixar a taxa básica de juros agora e que ainda vai esperar a próxima reunião do Copom (órgão ligado ao Banco Central), nos dias 20 e 21. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Por que as ações estão em baixa na Ibovespa?

Atualmente, o mercado de ações na Ibovespa estão em baixa por uma série de fatores, além da fala do presidente do Banco Central. Por exemplo, a taxa inflacionária nos Estados Unidos e também na Europa são uma mola propulsora para as ações despencarem.

Isso porque os investidores ficam receosos e muitos optam por não investir no mercado financeiro de ações. Nestes casos, muitos preferem aplicar seus recursos em fundos de renda mais seguros, como a LCI (Letra do Crédito Agrícola), por exemplo.

Ibovespa: como as notícias influenciam no preço da bolsa brasileira? Ações operam hoje em queda. Foto: Canva
Ibovespa: como as notícias influenciam no preço da bolsa brasileira? Ações operam hoje em queda. Foto: Canva

Quais as notícias que influenciam no mercado financeiro?

Então, por ser um ambiente de negócios financeiros, as notícias do mundo financeiro são as que mais influenciam no humor da bolsa de valores. Por exemplo, além do caso da taxa Selic, quando o preço do petróleo sobe muito no mercado internacional, também impacta no mercado de ações.

Por exemplo, quando o governo federal anuncia algum ajuste fiscal, corte de benefícios ou aumento da dívida, isso também mexe com a bolsa de valores. No entanto, notícias boas também ligadas ao mundo financeiro interferem no crescimento da bolsa de valores.

Quando a Ucrânia anunciou o acordo com a Turquia, para exportar grãos pelo porto de Istambul, as bolsas subiram. Já quando começou a guerra, com a Rússia invadindo a Ucrânia, algumas bolsas até fecharam momentaneamente. Mas simples declarações de uma autoridade podem derrubar a bolsa, como mostra essa reportagem do portal de notícias G1.

O que faz a Ibovespa variar?

Além das notícias no mundo da economia, a própria postura dos investidores faz a bolsa de valores variar. Isso é a chamada lei da oferta e da procura, ou seja, se tem muita gente procurando ações de uma determinada empresa, ela vai subir.

Por outro lado, quando a procura diminui, muitos investidores que têm as ações em posse vendem mais barato. Com isso, a cotação do papel cai e a bolsa de valores pode fechar o dia no vermelho, como no caso da Ibovespa.

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo