Fgts

FGTS: quem possui Conta Poupança na Caixa cai automaticamente? Confira

São José dos Campos-SP, 3 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O governo federal criou o chamado saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). E, quem tem conta poupança na Caixa Econômica Federal, tem a oportunidade de receber o valor diretamente, sem precisar criar outra conta.

No entanto, quem não tem conta na Caixa, o banco cria a poupança digital do Caixa TEM, onde o dinheiro entra também automaticamente. Assim, cabe ao beneficiário saber onde vai usar aquele dinheiro.

Assim, a Caixa também cria a Poupança Social do Trabalhador, onde o dinheiro cai lá e a pessoa pode já utilizar o valor de diversas formas. E o Diariosp vai falar um pouco sobre o assunto.

O que é preciso para sacar o FGTS na Lotérica?

Quando perceber que tem o dinheiro do FGTS na conta digital, uma das possibilidades de sacar é ir a uma casa lotérica. Neste caso, o trabalhador precisa levar obrigatoriamente o cartão cidadão e saber a senha. Caso contrário, não conseguirá sacar.

Outra questão importante é quanto aos documentos. Ele também só vai sacar o valor do FGTS se tiver um documento original com foto. Caso contrário, o atendente da lotérica não é autorizado a tirar aquele dinheiro.

Quem possui Conta Poupança na Caixa o FGTS cai automaticamente? Confira. Foto: Canva
Quem possui Conta Poupança na Caixa o FGTS cai automaticamente? Confira. Foto: Canva

Como sacar o FGTS pela Conta Poupança?

Atualmente, o dinheiro do saque extraordinário do FGTS cai diretamente na poupança digital do trabalhador. Então, poderá entrar no aplicativo Caixa TEM, selecionar aquele valor e transferir para uma conta bancária.

No entanto, essa conta pode ser da própria caixa ou de qualquer outro banco. E o valor vai aparecer na conta em até cinco dias úteis. Depois, poderá sacar normalmente em qualquer caixa eletrônico com o cartão normal do seu banco.

O que fazer se não quiser o saque?

De acordo com as regras, o saque extraordinário libera R$ 1.000 do FGTS do trabalhador de acordo com o mês de aniversário dele, uma vez por ano. No caso, só será também R$ 1.000 se o saldo foi igual ou superior a esse valor.

No entanto, nem todos os trabalhadores querem receber esse dinheiro, pois, preferem manter no FGTS para usar quando se aposentar. Afinal de contas, a principal função do Fundo é justamente essa.

Então, para quem não quer receber o FGTS automaticamente na conta, pode baixar o aplicativo do fundo e escolher a opção de não sacar. Isso vale até o dia 10 de novembro deste ano, o prazo para quem não quer o dinheiro.

Caso o valor já tenha caído na conta digital e pedir para não receber, ele volta posteriormente para a sua conta do FGTS. Portanto, existe essa opção e é preciso também sempre conferir o extrato bancário para saber se o dinheiro não saiu do seu fundo.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Botão Voltar ao topo