Agro

Doenças do limoeiro: mantenha sua árvore saudável e produtiva com estas dicas infalíveis

Veja como impedir que seu pé de limão adoeça ou morra

Belo Horizonte, 15 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O pé de limão é uma das árvores mais populares que existem, pois graças ao seu delicioso fruto são muitos os amantes da ecologia que apostam em plantá-lo em casa. A principal característica é ser uma espécie cítrica. O seu fruto é comestível e muito apreciado pelas suas propriedades medicinais, aroma e alto teor de vitamina C. Mas, com tantas coisas boas, infelizmente vem também as doenças do limoeiro.

Essa realmente é uma árvore que costuma ser atacada por pragas, então, como cuidar para que isso não aconteça? Bom, explicaremos quais são as doenças do limoeiro mais comuns, bem como suas causas e como evitá-las.

Doenças do limoeiro

O Diário SP, logo abaixo, destacará as principais doenças. Dessa forma, preste atenção e veja se seu pé de limão tem algum desses sinais:

Folhas enrugadas

Cuidar de um limoeiro não é uma tarefa complicada, porém, ele adoece por descuido ou falha. As consequências dessas doenças podem ser graves até acabar com a vida de sua árvore.

Se você se pergunta o que causa as folhas enrugadas, saiba que são causadas por um inseto minador. Isso faz com que as folhas fiquem de cor acastanhada e enruguem progressivamente para eventualmente murchar e cair.

Então, o que você deve fazer para combater essa doença é aplicar o óleo de Neem diretamente nas folhas em forma de spray. Você pode encher um borrifador e borrifar generosamente sua árvore, pois é um excelente aliado no tratamento de pragas.

Folhas amarelas

Quando se fala em doenças do limoeiro, costuma-se falar em folhas amareladas, por ser um sintoma impossível de ignorar. As folhas amareladas podem ser causadas por dois motivos: ou é um sintoma de falta de nutrientes, ou é um sinal de que há uma praga ou fungo no pé de limão. As doenças que podem causar essa cor amarelada são:

  • Clorose – Doença que aparece devido à falta de clorofila nas folhas;
  • Nanismo – Além de amarelar, quando há nanismo, as folhas param de crescer. A principal causa do nanismo é a falta de bons nutrientes na árvore;
  • Necrose – Esta é talvez a doença mais grave, pois acarreta a morte certa da planta. A doença é causada pelo excesso de sais e fungicidas aplicados na árvore.

Para que isso não aconteça, siga as recomendações que proporemos a seguir:

  • O limoeiro deve ser regado constantemente, mas sem abusar da quantidade de água fornecida. Não o inunde, pois o objetivo é que ele receba apenas os nutrientes de que necessita;
  • Aplique fertilizantes que contenham micronutrientes periodicamente. Alguns dos micronutrientes que deve conter são ferro, cobre, magnésio, zinco e boro;
  • Da mesma forma, certifique-se de que seu fertilizante contenha macronutrientes como enxofre, potássio, fósforo, nitrogênio e cálcio;
  • Podar a árvore pelo menos uma vez por ano para remover galhos possivelmente contaminados pelo fungo do limão, bem como folhas murchas e amareladas que indicam a presença de alguma doença. Dessa forma, você garantirá à sua árvore o nascimento de novos galhos que conterão novos frutos saudáveis;
  • Ao pensar em cultivar ou transplantar um limoeiro, certifique-se de que ele receba pelo menos cinco horas de sol por dia.

Como preparar um fungicida caseiro eficaz

Doenças do limoeiro: mantenha sua árvore saudável e produtiva com estas dicas infalíveis
Doenças do limoeiro: mantenha sua árvore saudável e produtiva com estas dicas infalíveis – Canva

A seguir, explicamos como preparar um fungicida caseiro à base de sulfato de cobre para eliminar de forma eficaz e rápida qualquer praga. Este fungicida não é difícil de preparar, então, siga o passo a passo para obter ótimos resultados. Estes são os ingredientes que você precisará:

  • 10 gramas de sulfato de cobre;
  • 10 gramas de cal comum;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em um quarto de litro de água você terá que adicionar cerca de 2,5 ml de sulfato de cobre e 5 ml de cal. Misture bem para dissolver os minerais. Em outro recipiente, despeje o restante da água e acrescente o restante dos materiais.

Despeje a água preparada em um balde. Recomenda-se coar a cal com um pano para evitar a passagem de resíduos de terra ou areia. Esvazie metade do litro de água preparada com sulfato de cobre e cal no balde.

Para esse tipo de preparo caseiro, o pH da mistura deve ser medido com cuidado. Você deve tentar obter o resultado 7, caso contrário, pode danificar a planta. Se o pH estiver acima de 7, você terá que despejar o restante da mistura na mistura final. Se o pH não chegar a 7, basta adicionar um pouco mais de cal.

Este fungicida caseiro deve ser aplicado em até três horas após seu preparo, pois a partir daí começa a perder suas propriedades de adesão às folhas. Você precisará aplicar a mistura com um borrifador diretamente nos dois lados das folhas. Faça uso desse fungicida preferencialmente em dias sem sol intenso, no início da manhã ou ao entardecer.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo