Dinheiro

Geração de Energia Solar cresce no Brasil e São Paulo é um dos maiores produtores; confira

São José do Rio Preto, 12 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – A Energia Solar tem se destacado no mundo todo como uma fonte limpa e renovável de energia. E aqui no Brasil, São Paulo tem se destacado como um dos maiores produtores de eletricidade por matriz solar. Segundo dados divulgados pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes dessa importante notícia para a economia nacional. Afinal, São Paulo é o estado brasileiro mais populoso e por isso, também é referência para outras regiões do país. A Absolar aponta ainda que ele é responsável por produzir sozinho quase 13% de toda a energia solar instalada no território nacional.

Quantas residências possuem Energia Solar em São Paulo?

De acordo com levantamento da Absolar, São Paulo possui quase 220 mil imóveis residenciais e comerciais com capacidade de captar Energia Solar. Além disso, já são mais de 640 municípios, ou 99,5% da região com placas instaladas. Atualmente, mais de 255 mil moradores podem usufruir da redução no valor da conta de luz.

Ao mesmo tempo, o investimento nesse tipo de infraestrutura promoveu a criação de mais de 56 mil postos de trabalho. Bem como a captação de mais de R$ 11 bilhões em recursos financeiros e cerca de R$ 2,5 bilhões em impostos arrecadados. Conforme destacado no artigo publicado em 24 de junho, no Portal Exame.

Geração de Energia Solar cresce no Brasil e São Paulo é um dos maiores produtores; confira - Reprodução Exame
Geração de Energia Solar cresce no Brasil e São Paulo é um dos maiores produtores; confira – Reprodução Exame

Energia Solar cresceu cerca de 50% na última década

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) apontou que na última década a produção de eletricidade através de Energia Solar, cresceu cerca de 50% no país. Entre janeiro e outubro de 2022, a energia acumulada chegou a incríveis 14 GW (gigawatts). Ou seja, energia suficiente para se igualar com a Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo.

Outro fator importante que o investimento nesse tipo de matriz energética promove é o de criação de empregos. Desde 2012, a quantidade de postos de trabalho não para de crescer. Somente de janeiro a outubro, 160 mil novas vagas foram criadas, totalizando mais de 420 mil para atender todo o setor.

É possível zerar a conta de luz com a Energia Solar?

Quase, já que no Brasil existe a cobrança de um valor mínimo, mesmo quando não se utiliza a eletricidade disponível no imóvel. São tributos e taxas cobradas para se manter a rede elétrica do país funcionando perfeitamente. Contudo, a economia gerada pela Energia Solar pode chegar á uma economia de mais de 95% no valor mensal da conta.

É uma economia bem interessante, sobretudo para quem tem um alto consumo de energia elétrica. Como os pequenos comerciantes ou mesmo as famílias numerosas, por exemplo. Principalmente nesses casos, toda a economia possível é sempre bem-vinda.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo