Alerta

Pis Pasep: como saber se tenho direito a receber esse abono

Se você trabalha ou já trabalhou com carteira assinada, é possível que tenha direito a receber o Pis Pasep, um abono salarial pago anualmente pelo governo federal. No entanto, muitas pessoas desconhecem esse direito ou não sabem como verificar se têm direito ao benefício. Neste artigo, vamos mostrar como saber se você tem direito a receber o Pis Pasep e quais são os procedimentos para solicitar o benefício.

O que é o Pis Pasep?

O Pis Pasep é um abono salarial pago aos trabalhadores que atendem a determinados requisitos. O benefício é pago anualmente e pode variar de valor de acordo com o tempo trabalhado e o salário recebido pelo trabalhador.

Quem tem direito ao Pis Pasep?

Para ter direito ao Pis Pasep, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:

Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
Ter recebido até dois salários mínimos por mês no período trabalhado;
Estar cadastrado no programa Pis Pasep há pelo menos cinco anos.

Como verificar se tenho direito ao Pis Pasep?

Para verificar se você tem direito ao Pis Pasep, é necessário consultar o site da Caixa Econômica Federal, no caso do Pis, ou do Banco do Brasil, no caso do Pasep. No site, é possível verificar se há algum valor a ser recebido e como proceder para realizar o saque.

Além disso, é possível consultar o extrato do Pis Pasep pelo aplicativo da Caixa ou do Banco do Brasil, no caso do Pasep, ou pelo internet banking, no caso do Pis.

Como solicitar o Pis Pasep?

Se você verificou que tem direito ao Pis Pasep, é possível realizar o saque do benefício nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil. Para isso, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o número do Pis ou do Pasep.

Caso o trabalhador tenha falecido, é possível solicitar o saque do Pis Pasep pelos herdeiros. Nesse caso, é necessário apresentar uma série de documentos que comprovem a morte do trabalhador e a identificação dos herdeiros.

Conclusão

Em resumo, o Pis Pasep é um direito dos trabalhadores que atendem a determinados requisitos. Para saber se você tem direito ao benefício, é necessário consultar o site da Caixa ou do Banco do Brasil. Caso tenha direito, é possível realizar o saque do benefício nas agências bancárias. Se você ainda tem dúvidas sobre o Pis Pasep, procure um advogado especializado em direito trabalhista e faça valer seus direitos. Acompanhe o site Diariosp e confira tudo sobre as principais notícias de economia.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo