Entretenimento

Um cientista raspou um cravo em sua testa e o filmou sob um microscópio. Eis o resultado

O nosso rosto é um ecossistema dentro de nós mesmos

Você sabia que seu rosto é um ecossistema em si mesmo? E que, além de células vivas, você também abriga convidados minúsculos e inesperados em sua pele? Esses cravos são os ácaros Demodex, que passam a maior parte da vida descansando em seus poros, emergindo apenas à noite para se divertir. Eles se alimentam de células mortas e excesso de óleo, ajudando a manter a saúde da sua pele.

Apesar de parecer assustador, não há muito o que possa ser feito para se livrar desses ácaros, e você não deve tentar. Eles fazem parte do equilíbrio natural da sua pele, e perturbá-lo pode causar outros problemas dermatológicos. E o portal DiarioSP, o seu preferido na internet, vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Cravo trazido à luz por James Weiss

Um cientista raspou um cravo em sua testa e o filmou sob um microscópio. Eis o resultado
Um cientista raspou um cravo em sua testa e o filmou sob um microscópio. Eis o resultado

Essa novela microscópica foi trazida à luz por James Weiss, um cientista que encontrou um cravo em sua testa e o filmou sob um microscópio, revelando uma comunidade agitada de ácaros Demodex. Eles são tão comuns que estão presentes em todos os mamíferos, evoluindo ao lado desses animais ao longo dos tempos.

Apesar de parecerem convidados indesejados em nossa pele, os ácaros Demodex são um testemunho da beleza e complexidade da natureza. Eles fazem parte da intrincada teia de vida, assim como todos nós, e nos lembram de que estamos interconectados de maneiras que nem sempre vemos ou entendemos.

Se você ainda não está convencido da importância desses pequenos seres, confira o vídeo vinculado abaixo para uma jornada microscópica pela vida desses ácaros. É um lembrete de que a vida, em todas as suas formas variadas, é verdadeiramente um assombro, e todos nós estamos interligados.

Portanto, celebre seus companheiros demodex, os heróis não reconhecidos da sua pele. Eles podem não ser os convidados que você pediu, mas são os convidados que temos.

O que são ácaros Demodex?

Os ácaros Demodex são pequenos ácaros que vivem nos poros de mamíferos, incluindo humanos. Eles se alimentam de células mortas e excesso de óleo na pele, ajudando a manter a saúde da pele. Os cravos ácaros Demodex passam a maior parte da vida descansando nos poros da pele. Eles emergem apenas à noite para se alimentar e se reproduzir. Depois de se acasalarem, os ácaros fêmeas depositam seus ovos nos poros, onde eclodem em cerca de cinco dias.

Na maioria das vezes, os ácaros Demodex são cravos inofensivos e até úteis, pois ajudam a manter a saúde da pele. No entanto, um aumento no número de ácaros Demodex pode levar a problemas de pele

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo