Agro

Cultive sua própria xícara de bem-estar: aprenda passo a passo como cultivar chá-verde e desfrute de uma experiência única de sabor e vitalidade

Veja como é fácil ter saúde ao alcance das mãos

Belo Horizonte, 14 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A planta do chá-verde é usada há séculos como um remédio medicinal que estamos acostumados a ingerir em infusão. Se você é fã deste tipo de chá, temos o prazer de informar que você pode plantar em seu jardim e cultivar se tiver paciência e boa mão na jardinagem.

Você quer saber como cultivar chá-verde? Então, continue lendo e veja os benefícios de ter essa planta ao alcance de suas mãos.

Benefícios do chá-verde

A infusão é feita com as folhas da Camellia sinensis e entre os seus benefícios, o Diário SP destaca:

  • Auxílio no emagrecimento;
  • Prevenção do câncer;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Evitar resfriados e gripes;
  • Prevenção de doenças cardíacas;
  • Prevenção da diabetes;
  • Controle da pressão arterial;
  • Prevenção de doença neurodegenerativa;
  • Aumento no desempenho de atividades;
  • Prevenção de doenças intestinais;
  • Aumento na concentração;
  • Entre outros.

Como cultivar a erva

Para cultivar, basta seguir os passos abaixo:

Temperatura

A planta do chá-verde é nativa da Ásia, então, o local ideal para cultivá-la é em clima tropical. A temperatura ideal deve estar entre 14º C e 27º C. Um inverno muito frio não seria adequado para seu desenvolvimento, nem um verão de calor extremo.

Solo

O solo que você deve usar para cultivar o chá-verde deve ser ácido e com alto componente orgânico. É importante que tenha boa drenagem para facilitar a hidratação da planta.

Rega

Durante a época de floração deve regar a planta com mais frequência, e reduzir a quantidade de água durante o resto do ano para manter a umidade. Assim, é importante evitar o alagamento ao regar.

Colheita

Você terá que ter paciência para a colheita, pois não poderá fazê-la até que a planta tenha cerca de 3 anos. As folhas não serão totalmente aproveitáveis ​​se você não fizer dessa forma. Depois que a planta estiver pronta, você pode colhê-la três vezes ao ano. Em seguida, escolha os botões mais frescos, dos quais 5 ou 6 folhas abertas. Também é importante que, uma vez feita a colheita, você possa podar a planta para que ela cresça mais forte e desenvolva novos brotos.

Cultive sua própria xícara de bem-estar: aprenda passo a passo como cultivar chá verde e desfrute de uma experiência única de sabor e vitalidade
Cultive sua própria xícara de bem-estar: aprenda passo a passo como cultivar chá verde e desfrute de uma experiência única de sabor e vitalidade – Canva

Como fazer o chá-verde

O chá fica ótimo se feito com folhas da menta ou com um pouco de limão. Como a planta tem o sabor forte, misturas podem ser uma boa ideia.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água;
  • 1 colher (chá) de chá-verde;
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva a água, adicione as folhas e desligue o fogo. Então, tampe a panela e aguarde cerca de 10 minutos. Em seguida, acrescente o limão. Tome morno ou frio.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo